Professoras recebem comenda Guardião das Águas da Semarh

Maria Aliete Machado e Nélia Calado foram reconhecidas pela Secretaria pela contribuição na preservação de recursos hídricos

Por Izadora Garcia - relações públicas
Maria Aliete Machado e Nélia Calado, com o reitor Tonholo e o deputado Paulão

As professoras Maria Aliete Machado, do Campus Arapiraca, e Nélia Calado, do Centro de Tecnologia (Ctec), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) receberam a comenda Guardião das Águas, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) pela dedicação ao uso racional da água, preservação e conservação de recursos hídricos no Estado de Alagoas.

As docentes integraram um corpo de 15 homenageados que foram escolhidos por uma comissão do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), considerando a importância de seus trabalhos nas áreas de conservação ambiental e de recursos hídricos. Dentre os novos comendadores, estão líderes políticos, ambientalistas, acadêmicos e representantes de movimentos sociais.

José Geraldo Marques, que foi professor da Ufal entre os anos de 1971 e 1997, também foi homenageado. Na ocasião, compuseram a mesa de honra, o secretário-executivo do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, representando o governado Paulo Dantas, o secretário da Semarh, Gino César, o capitão de fragata da Capitania dos Portos de Alagoas, Rodrigo Garcia, e o deputado federal Paulão.

“A preservação das águas é um dos pilares do desenvolvimento social, econômico e ambiental de um estado ou nação. É importante reforçarmos a valiosa atuação dos homenageados aqui presentes neste trabalho que é, acima de tudo, coletivo”, avaliou Gino César.

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, que esteve presente ao evento, comentou a homenagem. “Foi uma solenidade muito importante e especial para a Universidade Federal de Alagoas. Três comendadores que orgulham a nossa instituição, em uma temática sensível e estratégica não apenas para o nosso estado, mas para toda a humanidade. Parabéns!”.

Sobre os pesquisadores

Maria Aliete Machado é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestre em Agronomia e doutora em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e compõe o corpo docente da instituição há 18 anos.

“A minha dissertação de mestrado me rendeu uma publicação científica e um livro. Com isso, acabei sendo contratada pela Usina Coruripe para realizar trabalhos de reflorestamento, com a revegetação de matas ciliares”, explicou Aliete.

Após esse período, a docente também atuou na prefeitura de Marechal Deodoro, sendo responsável, dentre outras atribuições, por ações de educação ambiental, especialmente voltadas à conservação do Rio da Estiva.