Professores vão à Nova Iorque organizar debates na ONU sobre economia

Dois eventos vão contar com a colaboração dos professores Sylvio Kappes e Sarah Pessoa, da Feac, nos dias 30 e 31 de outubro

Por Manuella Soares - jornalista

Os professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Sylvio Kappes e Sarah Pessoa, vão representar a Ufal em atividades para a Organização das Nações Unidas (ONU), no final do mês de outubro, em Nova Iorque. Haverá uma conferência, no dia 31, intitulada Workshop on Commodity Price Volatility and Sustainable Development Goals, onde o professor Sylvio vai mediar uma das sessões de debate.

O evento vai reunir acadêmicos e formuladores de políticas para discutir problemas e possíveis soluções para questões relacionadas a commodities, que são produtos de origem primária, produzidos em grande escala, utilizados como matérias-primas para a produção de bens e serviços. “Nesse workshop atuo como um dos organizadores, e serei mediador de uma mesa. O objetivo é discutir como a volatilidade dos preços das commodities afeta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, destacou o professor da Ufal.

Sylvio propôs o evento na ONU junto com a rede da qual faz parte, formada pelo Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais, o Harriet Tubman Institute, da York University (Canadá), e pelo Monetary Policy Institute, onde é diretor. Para participar da conferência principal, os organizadores também estão preparando um pré-evento para o dia 30 de outubro e vai contar com a colaboração dos professores da Ufal, Sylvio e Sarah, que fazem parte da comunidade Young Scholars Initiative (YSI).

Dessa vez, oito Young Scholars do Brasil, dos Estados Unidos e da Holanda, que pesquisam sobre o tema da conferência, foram selecionados para participar do pré-evento, no dia 30. Eles vão se reunir na sede do Institute for New Economic Thinking (Inet), nos Estados Unidos, para participar da palestra da chefe da Seção de Engajamento Estratégico e Integração de Políticas do Escritório de Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável, Mariangela Parra-Lancourt.

A professora Sarah Pessoa reforça que ela e o professor Sylvio são comprometidos com a internacionalização da Ufal por considerar importante para o crescimento e o reconhecimento da Universidade. Por fazerem parte da comunidade YSI já tiveram a oportunidade de participar de congressos, simpósios e conferências no Brasil e no exterior, apresentando trabalhos ou na organização de eventos.

“Como professores, continuamos contribuindo com a comunidade YSI na construção de um pensamento econômico crítico e que tem preocupações com a mudança da nossa realidade econômica e social”, reforçou Sarah, e descreveu: “Estou muito feliz e realizada em participar desses eventos. São discussões de grande relevância para repensar a trajetória de nosso país, que é subdesenvolvido”.

Sobre a YSI

A Young Scholars Initiative (YSI) é um projeto do Institute for New Economic Thinking (INET) que visa criar e fortalecer uma comunidade internacional de jovens pesquisadores em economia que buscam novas formas de pensar a ciência econômica. De acordo com a organização, os Young Scholars visualizam “um pensamento econômico livre de barreiras intelectuais, que ressoe com a realidade e sirva à sociedade global”.

Essa comunidade é formada por estudantes, jovens profissionais e pesquisadores de todo o mundo que buscam novas e críticas formas de pensar sobre a economia. Entre as ações, eles organizam pré-conferências como essa da ONU e custeiam passagens e hospedagem para os pesquisadores selecionados. “O objetivo dos pré-eventos é fortalecer o networking dos jovens pesquisadores e discutir os assuntos do evento principal em um grupo menor, mais focado, junto a alguma autoridade no assunto”, explicou o professor Sylvio Kappes.

Sobre os valores descritos pela comunidade, os jovens acadêmicos acreditam que existem muitas formas de pensar sobre a economia: “O que nos une é um espírito coletivo de novo pensamento econômico – uma maneira particular de estudar, questionar e conduzir a economia, refletida pelos objetivos e valores da nossa comunidade".