Projeto da Ufal fará apresentação teatral na 20ª Anpof em Recife

Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia acontece até 4 de outubro e terá participação do grupo Filomove

Por Jacqueline Freire - jornalista

O espetáculo musical Estação Latinoaméricana Homenagem a Rodolfo Kusch, uma produção do grupo de pesquisa FiloMove: Filosofia, Artes e Estéticas da América Latina, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), será apresentado no 20º Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof). O evento acontece de 30 de setembro a 4 de outubro na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

A apresentação do Filomove será na sexta (4), às 14h. Para a professora Natacha Gallucci, coordenadora do grupo e diretora do espetáculo, a produção intermidial tem o objetivo de  investigar o pensamento popular latino-americano através da metodologia de “filosofia de campo”, proposta pelo filósofo argentino Rodolfo Kusch. “Propõe aproximar o público de suas reflexões sobre as cosmovisões andinas e afro-americanas, tensionando os dramas sociais rurais e urbanos enquanto saberes, concebidos na trama entre a proposição gestual e pensamento situado, sintomas do ‘estar siendo’ na nossa América profunda”, explica.

A produção, toma como referência os textos América Profunda, Índios, porteños y dioses, Estar en América, La zamba y los dioses, Filosofia del tango entre outros, o roteiro intermidial e de adaptação livre aborda crítica filosófica, músicas ao vivo, performance, dança e arquivos audiovisuais; e tem a participação da professora Gallucci na voz, roteiro e pesquisa; doa maestros Mário Marochi, no piano e arranjos; Mario Guarnaschelli, violão e arranjos; e de Lucas Magalhães, na coreografia; Jônathas Temóteo, na percussão; Manoel Lino, Maria Lucineide dos Santos e Jerônimo Silva na perfomagem.

A equipe técnica conta com Elizeu Salazar, na produção e vídeo; Lucia Pérez, na montagem e pesquisa audiovisual; Leandro Drivet, no roteiro e pesquisa; e  Bruna Marques, no desenho de moda.

Mais informações no site da Anpof.