Ufal discute internacionalização da educação superior no Faubai

Assessoria de Intercâmbio da Universidade apresentou ações de internacionalização e discutiu novidades na área

Por Ascom ASI

A Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) esteve no 28º Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) em Fortaleza – CE. A professora Manuela Callou, coordenadora de projetos internacionais da Ufal, participou da palestra “Potencializando Experiências Internacionais – Best Cases – Internacionalização At Home”, onde mostrou as ações da universidade para o seu desenvolvimento internacional, discutindo as metas, os convênios existentes e os eventos realizados ao longo do último ano.

O econtro anual da Faubai tem o objetivo de discutir as cooperações internacionais, a fim de fortalecer as estratégias de internacionalização e promover uma abordagem colaborativa e inclusiva, visando o avanço científico e tecnológico no país. Durante o evento também foi apresentado o projeto de extensão Ufal Conexão Mundo, que já está desenvolvendo cooperações com a Argentina, Portugal e a Rússia.

Os assessores e representantes da Universidade alagoana também participaram de workshops com o professor Wagner Belo e a professora Luciane Stallivieri. Belo objetivou desenvolver habilidades e competências relacionadas à gestão de projetos institucionais de esfera internacional, tanto no âmbito de ensino, quanto na pesquisa, extensão e administração pública.

Por outro lado, Stallivieri discutiu sobre “Estratégias regionais de internacionalização: um olhar comparativo”, trazendo as perspectivas do que está sendo desenvolvido e da importância da internacionalização nas universidades.

“A participação da Ufal no Faubai Nordeste reverbera a importância da interlocução entre a Universidade e as redes de cooperação internacional, sem medir esforços para que as ações de cooperação internacional e mobilidade sejam realmente efetivadas, contribuindo para a consolidação da internacionalização da Universidade e visibilidade das ações”, comentou Manuela Callou.

Faubai

A Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) foi fundada em 1988 e promove o desenvolvimento e a diversidade da educação brasileira no exterior. O encontro de 2024 ocorreu entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, em Fortaleza, e foi uma realização da Faubai com Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a Universidade Regional do Cariri (Urca), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a Universidade Estadual de Feira de Santana/BA (UEFS).