Ufal recebe professor da USP em palestra sobre Bertolt Brecht

Evento será nesta segunda (4), na Fale

Por Ascom Ufal

Amplamente reconhecido como um dos mais influentes pensadores do mundo ocidental, o dramaturgo Bertolt Brecht será o tema de uma palestra que acontece na segunda (4), no auditório Cepel da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a partir das 16h30, com o professor da Universidade de São Paulo (USP), Tercio Redondo.

“Reconhecendo a importância desse legado artístico e buscando construir um espaço de discussão em torno do universo brechtiano, o Instituto das Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), junto à Faculdade de Letras, discutem “Brecht, escritor político”. O autor é conhecido por suas inovações no teatro, especialmente pelo desenvolvimento do teatro épico, que busca despertar a consciência crítica do público em vez de envolvê-lo emocionalmente.

Além de suas contribuições artísticas, Brecht foi um escritor político comprometido com a causa socialista: acreditava que a arte deveria ser usada como uma ferramenta para a transformação social e frequentemente abordava questões políticas e sociais em suas obras. Suas peças, como "A Ópera dos Três Vinténs" e "Mãe Coragem e Seus Filhos", são exemplos de como ele combinou arte e política para criticar a sociedade e promover mudanças.

O evento é gratuito.