Ufal vai suspender parte das atividades presenciais no dia 14 de outubro

Data antecede feriado total do Dia dos Professores; Atividades devem ser acompanhadas pelas chefias imediatas

Por Manuella Soares - jornalista

Parte das atividades presenciais da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)  ficará suspensa na próxima segunda-feira (14). Uma nova Instrução Normativa foi publicada pela Reitoria em conjunto com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), considerando que a data antecede o Dia do Professor, que já é previsto do calendário acadêmico como feriado total.

“A orientação é que os docentes programem atividades de forma não presencial com os alunos, atividades de orientação, de estudos e outras, para que a gente tenha o cumprimento da melhor forma, mas sem a obrigatoriedade da presença no campus. Ou, ainda, a reposição das aulas conforme a Resolução nº 06/2008”, destacou o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, reforçando que a medida serve para os quatro campi da Ufal.

Já em relação às atividades administrativas, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), esclarece que as chefias imediatas poderão definir sobre a realização do trabalho fora da sede, considerando os serviços essenciais. “A nova IN faculta que os serviços administrativos possam ser executados fora do espaço físico da Ufal e, o mais importante, não será necessária compensação futura”, reforçou o pró-reitor Wellington Perreira.

A Biblioteca Central do Campus A.C. Simões estará fechada e todos os serviços, com exceção do empréstimo físico de livros, permanecerão disponíveis remotamente durante o horário regular de funcionamento. Já o Restaurante Universitário (RU) atenderá apenas os residentes da Residência Universitária Alagoana (RUA) e os participantes do Encontro Nordestino dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (Enepet), que será realizado de 13 a 15 de outubro, em Maceió.

A Instrução Normativa reforça, ainda, que a suspensão das atividades presenciais “não se aplica aos servidores e empregados públicos em atividades nas áreas de segurança, limpeza saúde ou em atividades essenciais no âmbito da Ufal e do Hospital Universitário”.