ETA realiza 1ª Formatura do Curso Técnico em Organização de Eventos

Evento faz parte do Projeto de Educação de Jovens e Adultos  em parceria com a Secretaria de Educação e  Fundepes.

Por Ascom ETA
- Atualizado em
Formandos agora têm mais uma oportunidade de inserção no mundo do trabalho nas áreas de eventos e turismo
Formandos agora têm mais uma oportunidade de inserção no mundo do trabalho nas áreas de eventos e turismo

A formatura da primeira turma do Curso Técnico em Organização de Eventos da Escola Técnica de Artes (ETA) da Ufal, aconteceu nesta última quarta-feira (30). Durante a cerimônia, os formandos contaram sobre suas jornadas de superação e foram parabenizados, juntamente com seus familiares e amigos, por representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/AL), da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), da Ufal e da Fundepes.

Segundo o coordenador geral do projeto, Kleber José dos Santos, além do objetivo de inserção no mundo do trabalho nas áreas de eventos e turismo. As aulas teóricas visam desenvolver a cidadania e motivação para continuar os estudos, maximizando o conteúdo do curso, as aulas práticas, trabalham habilidades e proporcionam aos alunos, expansão da rede de relacionamentos e conhecer as principais estruturas e equipamentos turísticos da nossa capital, através das visitas técnicas.

Foram 35 concluintes. O curso teve uma duração de dez meses, tendo sido executado em duas escolas escolhidas pela Seduc, com aulas ocorrendo presencialmente, no turno da manhã, na Escola Padre Cabral, no Fernão Velho e na Escola Theonilo Gama, no Jacintinho.

A professora Oscarlina Peixoto contou um pouco sobre sua experiência com os alunos da EJA/ETA, o que para ela foi uma experiência gratificante, embora os alunos apresentassem perfis distintos. “Preocupamo-nos, ao planejar as aulas, em inserir vídeos motivacionais com o objetivo de potencializar os talentos de cada um, além de trabalhar, por meio de dinâmicas, questões que envolvem a inteligência emocional, algo vital para o mundo do trabalho atualmente, além do conhecimento técnico adquirido”, destacou.

Novas turmas estão previstas para o início de 2025, com o Curso Técnico em Agenciamento de Turismo. O projeto tem como meta atingir 300 estudantes regularmente matriculados na EJA em Maceió.

Saiba mais

O projeto "Formação Educacional de Jovens e Adultos integrada à educação profissional" da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Seduc/AL, oferece dois cursos profissionalizantes para os estudantes regularmente matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por conta do arranjo produtivo local e possibilidade de inserção no mundo do trabalho, o projeto é focado nas áreas de eventos e turismo.

Com coordenação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), a ação conta com o apoio administrativo da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e financiamento do Fundo Nacional da Educação (FNDE).

A turma executou os conhecimentos do curso em eventos de várias instituições, organizando palestra mensais com profissionais do setor de eventos, além de participar da comissão organizadora desse próprio momento de formatura, enquanto atividade prática do curso.