Hospital Universitário sedia 2º Simpósio de Neonatologia

No mês de sensibilização à prematuridade, evento terá como tema o manejo da sepse neonatal

Por Ascom HU/Ufal
- Atualizado em
No mês de sensibilização à prematuridade, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza, no próximo dia 13 de novembro, no auditório geral da instituição, o 2º Simpósio de Neonatologia. As inscrições para profissionais da área da saúde que trabalham nas Unidades de Terapia Intensivas Neonatais (Utin) estão abertas e podem ser feitas on-line. O simpósio ocorre dentro das atividades ligadas ao Novembro Roxo, campanha internacional de conscientização sobre a prematuridade e a importância de cuidar dos recém-nascidos prematuros. 
 
O evento vai reunir profissionais da neonatologia brasileira e abordar o tema da sepse que ameaça a morbidade e a mortalidade neonatal. Na ocasião, serão discutidas estratégias de controle e prevenção das infecções nas Utin a partir das boas práticas, além do enfrentamento dos desafios diagnósticos e terapêuticos, sob uma visão interdisciplinar.
 
O manejo da sepse neonatal continua desafiador para os profissionais de saúde que trabalham com recém-nascidos de risco, por apresentar-se de forma variada e inespecífica, pela ausência de biomarcadores laboratoriais confiáveis e específicos que facilitem o diagnóstico precoce e pelos riscos existentes do uso liberal de antibióticos empíricos.
 
“Discutir sepse neonatal é uma urgência, porque ela e a prematuridade são as principais causas de morte nos bebês que estão em uma Unidade de Terapia Intensiva. É importante debater, construir melhores práticas, rever condutas, adotar estratégias de prevenção e o uso racional de antimicrobiano”, destaca a médica neonatologista do HU, Bruna Auto.
 
Entre os temas a serem debatidos no evento estão o método canguru, aleitamento materno, pré-natal e sepse neonatal precoce, interface entre as falhas na assistência neonatal e a sepse, monitoramento do cuidado neonatal e sepse fúngica. Os interessados em participar do simpósio ou conferir a programação detalhada, devem acessar o site.