Professor da Ufal pesquisa valorização imobiliária nos bairros litorâneos de Maceió

Os resultados foram apresentados em congresso realizado no Chile; artigo científico foi premiado

Por Lenilda Luna - jornalista

O professor Nelson Marisco, do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está à frente de uma pesquisa iniciada em agosto de 2023 que busca entender o processo de valorização imobiliária nos bairros litorâneos de Maceió.

Com formação em Engenharia Cartográfica, mestrado e doutorado em Engenharia Civil, e pós-doutorado em Engenharia dos Transportes pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o pesquisador levantou o preço dos apartamentos em bairros como Ponta Verde, Jatiúca, Pajuçara e Cruz das Almas.

A pesquisa utiliza métodos comparativos baseados em dados de mercado, com o apoio de modelos econométricos espaciais e ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Informações sobre imóveis foram coletadas junto a imobiliárias e plataformas on-line, georreferenciadas ao sistema UTM e analisadas com o uso dos softwares QGis, GeoDa e GeoDaSpace.

O professor informa que os resultados obtidos demonstram que o modelo de Defasagem Espacial (SAR) utilizando estimadores por Variáveis Instrumentais (VI) em dois estágios espacialmente generalizados (S2SLS + MGM/HAC), conseguiu eliminar os efeitos da autocorrelação espacial dos resíduos, presentes no modelo clássico de regressão linear.

Nelson Marisco destaca que as variáveis exógenas e endógenas utilizadas para compor o modelo foram significativas estatisticamente. “Essas variáveis caracterizam as informações do entorno, as características dos imóveis e os aspectos socioeconômicos do bairro. Dos resultados obtidos tem-se que os preços dos apartamentos sofrem uma maior influência das variáveis garagem, vista ao mar, área útil, idade do apartamento, renda per capita média das famílias e taxa de ocupação do terreno”, ressalta.

Os resultados desse trabalho foram apresentados no 38º Congresso Panamericano de Avaliação, realizado em Puerto Varas, Chile, no início de novembro. O artigo submetido é intitulado Utilização de Modelos de Regressão Espacial na Avaliação em Massa de Imóveis nos Bairros Litorâneos de Maceió, Alagoas, Brasil, sendo premiado na categoria Herramientas o soluciones valuatorias.

Segundo o pesquisador, “essa pesquisa vem no sentido de consolidar no âmbito do Igdema/Ufal pesquisas relacionadas à temática Planejamento Urbano e Gestão Territorial, fortalecendo os Grupos de Pesquisa Geovisualização e Dinâmica Urbano Planejamento e Gestão, disseminando conhecimento sobre o processo de valoração da terra e seu processo de uso e ocupação”, finaliza Nelson Marisco.