Professor da Ufal visita museus de história natural na Europa para futuras parcerias
Uedson Pereira é docente do Campus Arapiraca
O professor e pesquisador Uedson Pereira, do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), embarcou em uma jornada científica pela Europa com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a evolução dos vertebrados e invertebrados. Com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o pesquisador visitou as maiores coleções científicas dos Museus de História Natural de Londres, Madrid e Paris.
O objetivo foi dar continuidade a dois projetos de pesquisa macroevolutiva. Um deles investiga a evolução da forma em peixes por meio de técnicas de morfometria geométrica 3D, que permite a análise detalhada da estrutura corporal de diferentes espécies. O outro projeto examina a morfologia em 2D de escorpiões, buscando entender as variações adaptativas e a evolução desse grupo de invertebrados.
Durante a passagem pela Europa, o professor trabalhou com as prestigiadas coleções do Museu de História Natural de Londres, do Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid e do Museu Nacional de História Natural de Paris, instituições reconhecidas mundialmente pela riqueza de seus acervos. “Em Londres, tive a oportunidade única de visitar a coleção de Charles Darwin, um dos maiores ícones da ciência evolutiva, cuja visão revolucionária continua a inspirar estudos sobre a diversidade biológica. Esse contato com espécimes raros e de grande valor científico proporcionou a oportunidade de avançar nas pesquisas sobre biodiversidade e evolução”, afirma.
Ele destaca ainda que o intercâmbio científico reforça a posição da Ufal no cenário internacional, contribuindo para o avanço do conhecimento sobre a biodiversidade, com impacto direto nas pesquisas sobre conservação e macroevolução.