Professora Eliane Barbosa é a nova titular da Pró-reitoria de Graduação
Ela faz parte do corpo docente da Faculdade de Letras e desde 2020 ocupava a Coordenadoria de Cursos de Graduação da Prograd
Por Diana Monteiro - jornalista
- Atualizado em
- Atualizado em
Dar prosseguimento às ações, pois são necessárias e demandam encaminhamentos a curto e médio prazos, assim como, fazer planejamento para atuar em frentes de trabalho que fazem parte das ações habituais da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e das coordenações de cursos, estão na pauta de gestão da pró-reitora Eliane Barbosa da Silva, que assumiu como titular do setor desde outubro, em substituição ao professor Amauri Barros. Ele passou a ocupar o cargo de gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
É vasto e diversificado o trabalho sob a responsabilidade da Prograd destinado aos quatro campi da Ufal, capital e interior. No contexto da plataforma de ações definidas, a pró-reitora diz que são muitos os desafios, mas não falta à equipe disposição para atender as rotineiras demandas. A revisão do Manual de elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e de normativos que tratam da elaboração e reelaboração e de criação de novos cursos, são destacadas por Eliane como exemplos de ações que irão fazer parte da rotina do setor, assim como, análise e, se necessário, adequações do sistema acadêmico para melhor atender as demandas da graduação,
Natural do município de Passo de Camaragibe, localizado no Norte de Alagoas, Eliane Barbosa é egressa da Ufal, graduada em Letras Português-Espanhol. Fez na instituição toda a carreira acadêmica, onde cursou o doutorado e o pós-doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGL). Ingressou como docente da instituição alagoana em 2006. Na Faculdade de Letras (Fale), ministra as disciplinas de Morfossintaxe, Semântica e Pragmática da Língua Espanhola. Também já foi diretora da unidade acadêmica por duas gestões consecutivas, de 2010 a 2018.
“Desde que ingressei na Ufal como docente, atuei em algumas atividades de gestão, como na coordenação dos Órgãos de Apoio da Fale, da Casa de Cultura Latino-americana (CCLA) e na coordenação e vice de curso, além dos dois mandatos na direção da unidade acadêmica. Atualmente estou na vice-coordenação do curso de Letras- Espanhol junto om a professora e coordenadora Aline Vieira”, frisa a pró-reitora. Com clareza e consciência de que os desafios são grandes e estão sempre postos no dia a dia, ela aproveita para citar a discussão, elaboração e aprovação de instrumentos normativos que balizam as ações da Prograd em conjunto com as demais instâncias envolvidas e em sintonia com as diretrizes nacionais, e as diversas atividades da rotina acadêmica dos mais de cem cursos de graduação, técnicos e tecnológico.
Sobre o convite recebido para ocupar o cargo de pró-reitora, Eliane Barbosa, diz: É um privilégio, e substituir o professor Amauri Barros, um gestor com uma ampla visão institucional e com experiência e dedicação incomuns, com quem tive a oportunidade de ter um grande aprendizado, o meu agradecimento. Muitos foram os aprendizados, especialmente diante dos desafios que enfrentamos nos últimos quatro anos e nove meses, como a pandemia e os cortes orçamentários pelos quais as instituições públicas enfrentaram e enfrentam atualmente. Agradeço imensamente a parceria, o respeito e os desafios que compartilhamos juntos, o que seguramente contribuiu para a continuidade de um trabalho em equipe e em sintonia com a proposta e confiança da gestão superior da Ufal”.
Segundo a pró-reitora, a nova frente de trabalho seguirá a dinâmica das demandas, buscando sempre construir coletivamente e dialogicamente com a equipe técnica e pedagógica de excelência da Prograd, com os demais setores vinculados e as instâncias acadêmicas e administrativas dos cursos, assim como, da universidade. "Estaremos sempre buscando o melhor para a nossa Ufal, especialmente para a formação acadêmica de excelência dos nossos discentes e das nossas discentes”, afirma.
Experiência e vivência
O trabalho ampliado da Pró-reitoria de Graduação contou, desde 2020, com a participação da professora Eliane Barbosa, na liderança da Coordenadoria de Cursos de Graduação (CCG). O trabalho junto com a equipe técnica consistiu na coordenação, desenvolvimento e apoio pedagógico, técnico e tecnológico dos cursos de Graduação e de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da Ufal, em conjunto com as coordenações de curso e unidades acadêmicas. À Coordenadoria CGC estão vinculadas à Gerência de Avaliação de Cursos e a Gerência de Estágio.
Dentre as ações executadas pela Gerência de Avaliação de Cursos, Eliane destaca que estão o reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos previstos junto ao MEC, os processos de elaboração, reformulação e aprovação de projetos Pedagógico. Cabe também a essa gerência, além de outras demandas relacionadas à oferta acadêmica, operacionalização do sistema acadêmico, apoio pedagógico e administrativo às coordenações de cursos, dentre outras ações.
Ao discorrer sobre as ações da Gerência de Estágio, Eliane enfatizou o acompanhamento e gerência de todos os processos de estágios curriculares e extra-curriculares dos cursos de graduação. Ou seja, estágios supervisionados obrigatórios e não-obrigatórios, convênios, seguros dos estudantes, dentre outros. E sobre o trabalho desenvolvido durante os quatro anos, enquanto coordenadora, complementa: “Atuamos também na elaboração de instrumentos normativos relacionados às questões acadêmicas dos cursos e dos discentes. Também trabalhamos na elaboração de proposta de calendário acadêmico da instituição e de processos seletivos (editais), entre outras atividades acadêmicas e administrativas”, afirma a pró-reitora, demonstrando intimidade com as diversas frentes de trabalho que pautam as rotinas administrativas e acadêmicas da área de graduação da instituição alagoana.
Em novo patamar na Pró-reitoria de Graduação, pela vivência e experiência adquiridas, a pró-reitora Eliane diz que implementar formações continuadas para as coordenações de cursos, servidores da Prograd e setores vinculados, estão também em sua plataforma de trabalho. “É importante o aperfeiçoamento dos fluxos internos do setor e a interlocução com as coordenações de cursos e demais órgãos e à comunidade acadêmica. Trabalharemos também, com a finalidade de ampliar a discussão sobre as políticas que visam à qualidade no ensino dos cursos de graduação e de ensino profissional e tecnológico da Ufal”, finaliza.