Grupo de pesquisa da Ufal no Sertão tem marca registrada no Inpi

Com elementos figurativos e textuais, marca remete à atuação do grupo nas áreas de tecnologia, inovação e inteligência artificial

Por Manuella Soares - jornalista
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O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) concedeu Certificado de Garantia da Propriedade e uso exclusivo da marca do Group of Engineering in Decision-Making and Artificial Intelligence, um grupo Ciência, Tecnologia e Inovação criado no Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Gedai-Ufal). Coordenado pelos professores Robério dos Santos e Victor de Carvalho, o Gedai é registrado oficialmente no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

De acordo com a apresentação do depósito no Inpi em maio de 2023, a marca foi criada para transmitir uma estética moderna e que remete à tecnologia, especialmente marcando a ideia de inovação e inteligência artificial.“O círculo que envolve a cabeça humana pode ser interpretado como um circuito, simbolizando a conexão entre o homem e a máquina, e a convergência entre engenharia e inteligência artificial. As linhas que percorrem o círculo e a cabeça remetem a dados e informações sendo processadas, mas também ao próprio raciocínio das pessoas envolvidas e a complexidade dos sistemas que podem ser projetados e empregados pela mente humana, enquanto os círculos no olho sugerem foco e precisão”, explicam os criadores.

O professor Victor também explica que a cor vermelha evoca energia, paixão e ousadia na busca por soluções inovadoras. E o nome do grupo completa a imagem formando os elementos figurativos e textuais. Os membros do grupo comemoram o registro da marca que comunica visualmente a atuação dos pesquisadores nas áreas de inteligência artificial, automação, mineração e análise de dados, modelagem de sistemas, otimização, elementos de soft computing e tomada de decisão. Uma das linhas mais recentes também contemplada é o direito cibernético, que expande o trabalho consolidado em projetos de desenvolvimento tecnológico e extensão acadêmica.

“Trata-se de uma marca memorável, facilmente identificável e associável ao Gedai Ufal. Entendemos, portanto, que ela traz uma representação visual eficaz que ajuda a comunicar nossa missão e os valores que seguimos”, disse Victor Carvalho, completando que o grupo está “sempre pensando na inovação tecnológica com soluções inteligentes e úteis para a sociedade”.

Com a concessão de registro, a marca é de titularidade da Universidade Federal de Alagoas e sua exploração é regida conforme a Política de Inovação da Ufal, com validade de dez anos, podendo prorrogar por períodos iguais e sucessivos.

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