Hospital Universitário realiza mutirão de atendimentos no Dezembro Laranja
Iniciativa beneficiou 257 pacientes com lesões suspeitas de câncer de pele
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizou um mutirão de atendimentos dentro do projeto “Ebserh em Ação”. Na ocasião, foram realizados 257 atendimentos com especialistas para diagnóstico precoce, esclarecimentos e orientações sobre cuidados para prevenção do câncer de pele.
A ação alusiva à campanha nacional Dezembro Laranja, foi realizada das 9h às 15h, no ambulatório do hospital. Foram triadas 71 pessoas com diagnóstico clínico de câncer de pele que foram agendadas para consulta e acompanhamento. Participaram do mutirão 16 médicos voluntários, estudantes de graduação em medicina e equipe técnico administrativa.
A iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia contou com o apoio da rede Ebserh e integrou o projeto “Ebserh em Ação”. A ação consistiu em um mutirão para atendimento de pacientes com suspeita de câncer de pele em todo o país, além de garantir o tratamento dos pacientes diagnosticados e ampliar o acesso destes pacientes aos serviços especializados, diminuindo as filas do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o dermatologista Everson Leite, o mutirão foi exitoso para todos os envolvidos. “Os pacientes triados com suspeita de câncer de pele vão ter direito ao prosseguimento da investigação e tratamento. Além disso, a ação possibilitou uma atuação efetiva da residência médica, favorecendo o processo de formação profissional”.
Com mais esta iniciativa, já são 271 pacientes beneficiados pelos mutirões do Ebserh em Ação no HU. Sempre são realizados mutirões também em outras especialidades. No sábado 14, foi realizado o mutirão de cirurgias gerais, com 7 hernioplastias e 4 colecistectomias em pacientes do SUS, com a participação de residentes em cirurgia geral e anestesiologia.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.