Jovem pesquisador da Ufal é eleito membro afiliado da ABC

O professor Edeildo Ferreira foi escolhido para representar o Nordeste na Academia Brasileira de Ciências pelos próximos cinco anos

Por Manuella Soares - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem mais um representante na Academia Brasileira de Ciências (ABC). O professor Edeildo Ferreira da Silva Júnior foi eleito membro afiliado da região Nordeste, para o mandato 2025-2029. Ligado ao Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal (IQB), o docente foi escolhido como afiliado da ABC na área de Ciências Químicas.

“É uma honra imensa e motivo de grande alegria para mim. Este reconhecimento representa não apenas um marco em minha trajetória profissional, mas também uma oportunidade única de fortalecer meu compromisso com o avanço da ciência no Brasil”, destacou Edeildo.

O processo eleitoral dos membros afiliados é feito exclusivamente a partir de indicações dos membros titulares da mesma região geográfica da ABC. Os candidatos obedecem a alguns critérios, entre eles, ser um jovem pesquisador, considerado de carreira promissora. É uma comissão de seleção que avalia os currículos e escolhe até cinco novos membros afiliados de cada região.

O nome de Edeildo para o pleito desse ano foi projetado pela professora Marília Goulart, que é titular na ABC e uma pesquisadora internacionalmente reconhecida. “A professora Marília, com sua trajetória exemplar, sempre acreditou em meu potencial, me convidando a participar da seletiva 2024. Dessa forma, a sua confiança em mim e sua indicação foram essenciais para que esse sonho se concretizasse. Este título também é uma vitória para nossa instituição, pois reforça o protagonismo da Ufal no cenário científico nacional”, reforçou.

A cerimônia de diplomação dos eleitos é realizada de acordo com um cronograma associado a simpósios científicos em cada região. No Nordeste será na segunda quinzena de agosto de 2025, e o mandato, ão renovável, é de cinco anos.

“Estou empolgado para colaborar ativamente nas discussões, iniciativas e projetos promovidos pela ABC, contribuindo para o desenvolvimento de soluções que impactem positivamente o país. Vejo esta oportunidade como uma chance de compartilhar experiências, construir novas parcerias e fomentar avanços científicos que beneficiem a sociedade brasileira”, afirmou Edeildo.

Destaque jovem

Apenas 11 anos depois da sua graduação em Farmácia pela Ufal, Edeildo Ferreira seguiu a carreira acadêmica concluindo mestrado, doutorado e pós-doutorado na instituição alagoana, onde hoje é docente e coordenador do Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB/Ufal). Ele também já foi eleito membro do Comitê Consultivo da Editora holandesa Elsevier, uma empresa reconhecida e consolidada no ramo de publicações científicas.

Suas pesquisas têm foco no desenvolvimento de fármacos antivirais, que possam ser aplicados como inibidores da replicação viral de Zika, Dengue e Chikungunya. Edeildo possui ampla experiência em estudos relacionados a síntese orgânica e medicinal, além do planejamento de compostos bioativos. O jovem e talentoso cientista quer fazer sua história na ABC com entusiasmo, sendo inspiração.      

“A ciência transforma vidas e fortalece nações. Espero que minha trajetória possa mostrar a estudantes e pesquisadores iniciantes que é possível alcançar novos patamares na ciência, mesmo enfrentando desafios persistentes”, disse e finalizou Como membro da ABC, reafirmo meu compromisso em trabalhar para que mais talentos sejam reconhecidos e para que a ciência brasileira continue avançando, contribuindo para um futuro mais justo e inovador para todos nós”

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.