Professor de Arapiraca representa Ufal em seminário sobre saúde e educação
O Seminário Nacional do Programa Saúde na Escola, transcorreu nos dias 5 e 6 deste mês, em Brasília.
- Atualizado em
O professor Leonardo Luz, do curso de Educação Física do Campus Arapiraca, foi o representante da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Seminário Nacional do Programa Saúde na Escola (PSE), evento que contou com a participação de 300 pessoas, oriundas dos estados da federação, vinculadas ao citado programa. Leonardo também representa a Ufal no Grupo de Trabalho Intersetorial do Estado de Alagoas no PSE.
O evento, realizado em Brasília nos dias 5 e 6 deste mês, reuniu participantes que fazem parte dos Grupos de Trabalhos Intersetoriais do PSE, de cada estado brasileiro e Distrito Federal (DF). Teve como finalidade a apresentação dos planos estratégicos dos Estados para o próximo biênio do PSE (2025-2026) e foi promovido pelos Ministérios da Educação e Saúde, juntamente com a equipe do Projeto Fortalece PSE!
“Uma satisfação, uma honra e um privilégio representar a Ufal na construção do principal Programa de Saúde promovido ao público dos estudantes brasileiros. O momento é de potencializar o PSE e contribuir com a Promoção da Saúde da população brasileira não apenas com práticas assistencialistas mas com ações de educação em saúde de toda a comunidade escolar. O momento é um marco para o PSE, que acabou de completar 17 anos de existência”, enfatiza o professor Leonardo.
Há 16 anos na Ufal, ele é doutor em Ciência do Desporto e Educação Física e professor associado no Campus Arapiraca. O pesquisador coordena o Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (Lacaps) e leciona as disciplinas: Educação Física na Promoção da Saúde, Prática Pedagógica da Educação Física na Promoção da Saúde, Fisiologia do Exercício e Energia, Nutrição e Desempenho Humano.
Leonardo destaca que o Grupo de Pesquisa do Lacaps lançou em 2023, inclusive, na última Bienal da Ufal, o livro Escola e Promoção da Saúde: Evidências e possibilidades para democratizar a participação em atividades físicas na infância e na adolescência, que pode ser acessado gratuitamente.
Sobre o Programa
Instituído em 5 de dezembro de 2007 pelo Decreto Presidencial no. 6.286, o Programa Saúde na Escola (PSE), é dotado de política intersetorial da Saúde e da Educação, ambas voltadas para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública do país. As políticas nas duas áreas se unem para promover saúde e educação integral.
De acordo com a finalidade do programa, a intersetorialidade das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento do PSE, proporciona mais do que ofertas de serviço num mesmo território. O programa tem como base a articulação entre Escola e Atenção Primária e consiste como uma estratégia de integração das duas áreas para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.