Professor participa de evento internacional sobre violência, saúde e qualidade de vida
Andrey Ferreira é docente do Campus Arapiraca e foi mediador de mesa no evento
- Atualizado em
O professor Andrey Ferreira, docente dos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), desempenhou um papel de destaque como mediador de mesa-redonda no 2º Seminário Internacional Violência, Saúde e Qualidade de Vida. O evento, que aconteceu no último mês de novembro, no auditório da Casa da Mulher Brasileira, em Salvador/Bahia, reuniu pesquisadores de renome nacional e internacional, e foi promovido pelo Laboratório de Estudos sobre Violência, Saúde e Qualidade de Vida da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a liderança das professoras Nadirlene Gomes e Maria Gusmão.
Para o professor, participar de eventos dessa magnitude não apenas enriquece as discussões acadêmicas, mas também consolida as parcerias científicas essenciais para o avanço das pesquisas realizadas na Ufal. “A internacionalização é um processo estratégico que potencializa a troca de conhecimentos e a construção conjunta de soluções para problemas globais, como os relacionados à violência e à saúde”, afirmou.
A participação do professor Andrey, que é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Ufal, foi importante para o fortalecimento do processo de internacionalização da instituição, especialmente no âmbito das pesquisas nas áreas de enfermagem e saúde coletiva. “Acredito que minha atuação no seminário contribuiu para ampliar as redes de colaboração entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, promovendo visibilidade para o trabalho acadêmico desenvolvido na universidade”, destacou.
O evento contou com a presença de pesquisadores de universidades brasileiras como as federais do Pará (UFPA) e de Pelotas (UFPel), a estadual de Sergipe (UEFS), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), além de representantes de instituições internacionais de prestígio, como a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESENFC), ambas de Portugal.
“O 2º Seminário Internacional Violência, Saúde e Qualidade de Vida reforçou a importância de aproximar pesquisadores de diferentes contextos para debater temas de impacto social. A participação de docentes da Ufal em eventos como este demonstra o compromisso da instituição com a produção de conhecimento relevante, alinhado às demandas contemporâneas da sociedade’, lembrou o professor.