Ufal ganha Selo ODS Educação com todos os projetos aprovados
Cerimônia de certificação será realizada em março de 2025, no Museu do Amanhã
- Atualizado em
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) conquistou o Selo ODS Educação pela primeira vez. A certificação reconhece o trabalho de organizações educacionais, públicas e privadas, que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que estimulam ações para alcançar as metas da Agenda 2030, especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade. A Ufal conseguiu certificar todos os projetos submetidos.
“Está sendo um momento muito especial, muito comemorado, porque é o reconhecimento do trabalho que os nossos pesquisadores fazem e desenvolvem para a comunidade, para a sociedade, onde eles conhecem o território e a nossa universidade chega, mudando, transformando, melhorando, dando uma qualidade de vida à nossa gente, ao nosso povo. Esse é o reconhecimento do trabalho que fazemos. É o poder da nossa Universidade, e estava na hora desse reconhecimento vir em nível nacional”, ressaltou a vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti, que coordenou os trabalhos para submissão dos projetos.
Foram 16 ações enviadas e todas ganharão, individualmente, o Selo ODS Educação. A Ufal está no topo da lista das 74 instituições de ensino que serão certificadas na edição de 2024. Para aprovar todos os projetos, a vice-reitora coordenou um trabalho que contou com a participação da comunidade acadêmica e uma mobilização em busca do reconhecimento.
“Sabendo da responsabilidade que a Universidade tem no contexto local e regional, começamos as tratativas para conseguirmos esse selo, visto que algumas instituições públicas do Nordeste já tinham, mas que aqui em Alagoas, nenhuma. E aí reunimos a assessoria do gabinete, que envolveu todos que são do GVR, Carla, Bruno, Lenilda, Vanessa, Márcia e Juliene. Formamos uma força-tarefa e começamos as ações para a conquista desse selo, que é tão importante para a nossa Universidade”.
Algumas ações de conscientização e divulgação sobre a importância do selo foram promovidas. Entre elas, a visita da responsável no Brasil pelo Programa Selo Social, Carina Rinco, que ministrou palestras, participou de eventos e treinou os pesquisadores para atender à Chamada Pública de inscrição das ações realizadas pela Ufal.
Uma comissão avalia as iniciativas no quesito de sustentabilidade, que sejam economicamente viáveis, socialmente justas, ecologicamente corretas e integradas com a gestão institucional. Entre os 16 aprovados da Ufal estão projetos relacionados às ações da Expedição do Rio São Francisco, os coletores de resíduos no Campus Arapiraca, o desenvolvimento de um novo método de diagnóstico da leishmaniose, o reuso criativa de plásticos em bijuterias, entre outras práticas de empreendedorismo sustentável e soluções ecológicas para o saneamento rural e a utilização do CO₂.
“A nossa Universidade não para, é vibrante, é um organismo pulsante, e está 24 horas a serviço do povo alagoano. Isso nos deixa muito felizes”, reforçou Eliane sobre os projetos aprovados. A cerimônia nacional de certificação será realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no dia 20 de março de 2025.
Sobre o Selo ODS Educação
A certificação é realizada pelo Instituto Selo Social, GT Agenda 2030, e UNB 2030. A participação é gratuita e patrocinada nacionalmente pela Editora Edebê. A instituição certificada pelo Selo ODS EDU passa a ter os seus dados divulgados na plataforma on-line para inspirar outras instituições a se cadastrarem e realizarem projetos que vem ao encontro do alcance das metas da Agenda 2030.
Com isso, a Ufal pode ampliar as possibilidades de parcerias para o desenvolvimento de projetos, participação em editais, premiações nacionais e compor um grupo de instituições comprometidas com os avanços dos indicadores nacionais.
Depois da certificação, a Universidade vai receber um kit de divulgação para demonstrar como seus projetos estão ajudando no alcance da Agenda 2030 e orientações de como utilizar a certificação para agregar valor aos seus projetos.