Bairro de Fernão Velho recebe Feira Agroecológica Novo Jardim

Serão comercializados produtos livres de agrotóxicos e promovidas ações de cultura e saúde

Por Ascom Ufal e Paulo Canuto - Ascom Feira
- Atualizado em

A partir de hoje (1º) até domingo (3), a Feira Agroecológica Novo Jardim estará no bairro de Fernão Velho, levando uma rica mistura que contempla economia criativa, saúde, atividades formativas, cultura e comercialização de produtos livres de agrotóxicos. A iniciativa recebe apoio institucional da Ufal.

“Serão momentos de muita interação, com troca de saberes, fortalecimento da economia, atividades culturais e de saúde, pois tudo isso faz parte da missão da Feira Agroecológica Novo Jardim. Além de ser um meio para escoar a produção da agricultura familiar alagoana, buscamos promover a consciência, interação e integração entre o campo e a cidade”, destacou Diana Aleixo, integrante da equipe organizadora.

Além de comprar alimentos, visitantes e clientes terão a oportunidade de aferir pressão arterial, verificar a glicose e participar de fisioterapia laboral. Nesta edição, o bucólico bairro da capital também será espaço para alertar sobre a necessidade de se combater a violência contra as mulheres. A atividade remeterá ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

A programação é diversa e busca, ainda, explorar todos os processos de produção, valorizando os produtos e produtores. Durante as visitas ecopedagógicas, realizadas durante a feira, o público tem a oportunidade de conhecer como é produzida a farinha, a tapioca e o pé de moleque, entre outros alimentos típicos.

“A Feira Agroecológica Novo Jardim no bairro de Fernão velho é uma conquista, pois promove vários momentos de intervenção e socialização, oportunizando que as pessoas conheçam um pouco sobre a realidade do trabalhador do campo, promovendo uma conexão solidária”, ressaltou Diana.

Programação cultural

A parte cultural contará com as apresentações de Alexandre Caju e Banda, Anderson Fidellis e Banda, Rogério Dyaz e a Trincheira, além da discotecagem com Ed Salú. As apresentações são totalmente gratuitas.

Abaixo, confira detalhes da programação:

1º de março
6h - Abertura da Feira Agroecológica Novo Jardim – Comercialização e troca de saberes
Caldo de Cana
Casa de Farinha
8h – Início das atividades do Projeto – Med Amor Por Maceió com atendimentos de aferição da pressão arterial, medição de glicose, atendimento médico.
9h - Visita Ecopedagógica – Feira Agroecológica Novo Jardim
10h - Roda de Conversa – Abelhas e o Sistema de Preservação Ambiental – Fernão Velho
14h Visita Ecopedagógica – Feira Agroecológica Novo Jardim
14h – Início das atividades do Projeto – Med Amor Por Maceió (aferição da pressão arterial, medição de glicose, atendimento médico)
Roda de Conversa – Observatório
Cineclube da Feira
18h30 Documentário – Memória da Vida e do Trabalho (Fernão Velho-AL)
19h - Alexandre Caju e Banda
21h - Anderson Fidellis e Banda

2 de março - sábado
6h - Abertura da Feira Agroecológica Novo Jardim – Comercialização e troca de saberes
Caldo de Cana
Casa de Farinha
8h - Início das atividades do Projeto – Med Amor Por Maceió (aferição da pressão arterial, medição de glicose, atendimento médico)
14h – Início das atividades do Projeto – Med Amor Por Maceió (aferição da pressão arterial, medição da glicose, atendimento médico)
14h - Encontro Unificado da Caminhos da Cultura Alagoana – Nos Territórios
19h - Discotecagem de Ed Salú
21h - Rogério Dyaz e a Trincheira

3 de março - domingo
Encerramento da 25ª Feira Agroecológica Novo Jardim

Para saber mais, siga a feira no instagram pelo link https://www.instagram.com/feiraagroecologicanovojardim/