Grupo da Ufal apresenta resultado de estudos sobre ensino da Matemática

Será nos dias 23 a 25 deste mês, durante o 6º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática

Por Ascom Ufal
- Atualizado em

O Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (Tema), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), será presença garantida no 6º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (6º Sipemat). No evento, que acontece em Campina Grande-PB, de 23 a 25 de maio, e vai abordar A Educação Matemática num Mundo Pós-Pandêmico, os pesquisadores do Tema vão apresentar as experiências em prática de ensino em Matemática, pesquisas e atividades em sala de aula.

A equipe é formada pelo professor do Centro de Educação (Cedu), Carloney Alves de Oliveira e demais membros do Tema, e os mais de dez trabalhos aprovados abordarão pesquisas e experiências na área de metodologia, formação do professor e prática de ensino em Matemática.

O 6º Sipemat é organizado em cinco eixos: Aspectos culturais, sócio-históricos e filosóficos, Formação do professor de Matemática, Pesquisa na sala de aula de matemática, Psicologia da Educação Matemática e Tecnologias digitais e cibercultura, e pretende analisar e discutir os cenários de ensino e aprendizagem da matemática durante e pós-pandemia da covid-19; promover o debate acerca dos mais recentes avanços das pesquisas que abordam diferentes contextos e a diversidade cultural, em âmbito nacional e internacional, em educação matemática e propiciar reflexões sobre diferentes níveis de ensino nessa área, com vistas a uma intervenção pedagógica qualificada e que contribua para a construção de uma sociedade democrática e com equidade.

Os trabalhos aprovados foram: Conversas discentes on-line: produzindo conhecimentos matemáticos em tempos de covid-19, Narrativas matemáticas: evidenciando estratégias por meio da resolução de problemas, Produção de vídeos nas aulas de Matemática nos anos iniciais, Educação Financeira no ensino fundamental 2: um guia didático, Análise das dissertações de um curso de Licenciatura em Matemática, Equação de primeiro grau e história da Matemática: uma experiência de sala de aula, Escape Room como tecnologia digital na formação de professores que ensinam Matemática, Tecnologias digitais e Educação Matemática na formação do pedagogo: mapeamento de teses e dissertações (2013 – 2017), Declarações nas aulas de Matemática com TDIC na região Nordeste, Scratch nos anos iniciais: mapeamento de produções no portal da Capes e Estágio docente no curso de Pedagogia: contribuições para as futuras práticas docentes.