Copeve é referência na organização de vestibulares e concursos públicos em Alagoas

Órgão de apoio expandiu atividades ao longo dos últimos anos, estabeleceu parcerias e modernizou processos internos

Por Eduardo Almeida - jornalista
Soraya Lira Alencar, diretora da Copeve desde 2020 | nothing
Soraya Lira Alencar, diretora da Copeve desde 2020

Criada com a proposta de realizar vestibulares para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Copeve – hoje Núcleo Executivo de Processos Seletivos – viu sua atuação se expandir ao longo dos últimos anos. O órgão de apoio ligado à Pró-reitoria de Graduação (Prograd) contabiliza cerca de 350 seleções e se tornou referência quando o assunto é organização de vestibulares e concursos públicos no estado.

Ao longo de sua história, a Copeve realizou 34 vestibulares próprios, que aconteceram entre 1974 e 2007. Também foram organizados 224 processos seletivos internos e 89 concursos externos, entre os anos de 2008 e 2023. Desde 2011, as seleções para ingresso na Ufal acontecem por meio do Sistema Unificado de Seleção (Sisu), que considera as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“O histórico de atuação da Copeve demonstra claramente a sua capacidade de resposta às demandas acadêmicas e sociais, em paralelo a uma constante evolução das técnicas, metodologias e processos executados por esse órgão para a realização dos certames”, explicou Soraya Lira Alencar, diretora da Copeve desde 2020.

Conforme a gestora, um marco na atuação do órgão aconteceu em 2004, quando outras instituições públicas passaram a demandar a realização de concursos públicos em Alagoas, seja em âmbito estadual ou municipal. A Copeve enfrentou o desafio com ousadia e planejamento e se tornou referência no estado na organização de certames.

“Inicialmente, a partir da experiência adquirida com os inúmeros vestibulares realizados, a Copeve passou a assumir a execução dos concursos públicos para servidores da Ufal. Em meados de 2004, alguns órgãos públicos passaram a estimular e requisitar da Copeve a sua contribuição para realização de concursos públicos municipais e estaduais”, observou Soraya Alencar, ao destacar a trajetória do órgão.

E complementa: “Em parceria com a Fundepes [Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa], a Copeve organizou uma estrutura operacional mínima e assumiu a execução de alguns processos seletivos e concursos públicos externos à Ufal. A parceria uniu o conhecimento da Fundação em logística e gestão administrativa de projetos e o conhecimento técnico da Universidade na aplicação de provas.”

O sucesso da iniciativa foi tamanho que a Copeve passou de dois processos seletivos organizados em 2004 para 15 seleções realizadas em 2015, o que corresponde a aproximadamente 90% das seleções promovidas por órgãos públicos no estado naquele ano. Além do salto quantitativo, o órgão também registrou avanços qualitativos, com a incorporação de processos que garantiram eficiência e transparência.

Dentro destes processos que garantiram mais qualidade, destacam-se a automatização das inscrições de candidatos, a implantação de leitura digital de resultados, a organização de uma estrutura administrativa funcional, a profissionalização e a qualificação da equipe, a incorporação de sistemas de gestão da qualidade, além da estruturação de processos de elaboração de prova fundamentados em teorias da psicometria.

No ano de 2023, a Copeve realizou o concurso para técnico-administrativo da Ufal, com cargos de nível médio e superior; certames para provimento de vagas de cargo efetivo do magistério superior da Ufal; processos seletivos com vagas de reingresso, reopção de curso, mudança de turno, portador de diploma de ensino superior e segunda licenciatura para a Ufal; e, em parceria com a Fundepes, concursos externos, como o promovido pela Prefeitura de Marechal Deodoro.

Para cada seleção realizada, a Copeve constitui uma comissão exclusiva, que é responsável por elaborar questões inéditas, exclusivas e personalizadas, de acordo com a especificação do concurso público. “Hoje, a Copeve conta com uma equipe composta de dezesseis profissionais, englobando servidores efetivos, colaboradores e terceirizados. Atualmente nós não atuamos com a metodologia de banco de questões. Para cada concurso e processo seletivo, constituímos bancas exclusivas”, ressaltou Soraya Alencar.

Para a diretora da Copeve, os inegáveis avanços registrados ao longo dos últimos anos, que fizeram o órgão se tornar referência na realização de vestibulares e concursos em Alagoas, só foram possíveis pela superação de inúmeros obstáculos.

“Os principais desafios foram a reestruturação do setor, tanto de espaço físico, de equipamentos e de pessoal qualificado, necessários para o aperfeiçoamento dos processos seletivos internos e externos à Ufal. A maior conquista dos últimos anos, sem dúvidas, foi a retomada da execução dos concursos da Universidade e dos órgãos públicos estaduais e municipais do estado de Alagoas, pautados sempre na segurança, idoneidade, excelência técnica e compromisso social”, completou.

Matéria publicada na Revista Saber Ufal de 2023. Veja aqui essa e outras matérias.