Curta Metragem "Arapuc@.com" é lançado em Maceió

Lançamento vai acontecer no Cine Arte Pajuçara, com entrada gratuita

Por Ylailla Moraes - Ascom
 | nothing

O curta-metragem experimental " Arapuc@.com", dirigido pelo professor e cineasta Tiago Penna, vai ter sessão de lançamento na noite do dia 14 de junho, sexta-feira, às 19 horas.

O evento vai acontecer no Cine Arte Pajuçara, com entrada gratuita.

Em 2022, o projeto foi contemplado pelo edital do VI Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas - Prêmio Pedro da Rocha,. Além disso, contou com recursos do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC), com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Estado de Alagoas.

O enredo do filme se passa em um contexto distópico pós-hecatombe da internet, pós-holocausto nuclear e com as sequelas da III Guerra Mundial (químicas, radioativas e climáticas). A parcela da humanidade que sobreviveu desaprendeu então a falar, adquirindo hábitos peculiares.

Segundo o o diretor da obra, " o filme é, e não é, sobre o fim do mundo", e trata de uma complexidade de questões. Tendo em seu caráter experimental a proposta de fazer o público questionar, diante de um desconforto visual, e narrativo.

Ainda em suas palavras, o enredo trata de uma " falência do projeto civilizatório ocidental e a predominância de uma postura altamente predatória, perante a natureza, o humano se torna um mecanismo de erosão humana como uma nova era geológica, o techno-cosmos", finaliza.

Parte das filmagens do curta-metragem aconteceram no Campus da Ufal, em Maceió, e o "pano de fundo" do enredo é o atual desastre que atinge o bairro do Pinheiro. A proposta é trazer um olhar sobre a falência de um projeto civilizatório, diante das ações tomadas contra a natureza e as consequências destas ações humanas.

A Marola Produções é a empresa responsável pela produção executiva do projeto, em coprodução com a Abba Gold Cinematographía (direção e roteiro).

O projeto conta ainda com o apoio cultural da Staff Vídeo, do MISA, da Escola Técnica de Artes e do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), entre outros.