Ufal abre inscrição para propostas de ações voltadas ao Selo Social ODS
Após se cadastrar na plataforma, agora, a Universidade quer incentivar servidoras e servidores a proporem soluções inovadoras
A Universidade Federal de Alagoas acaba de se cadastrar na maior plataforma de projetos sociais do Brasil, o Selo Social. Com isso, quer incentivar servidoras e servidores a apresentarem projetos de ações voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às metas da Agenda 30 – o plano de ação para tornar o mundo mais sustentável e resiliente até 2030. O período de inscrição das propostas vai até outubro deste ano.
A vice-reitora Eliane Cavalcanti é a responsável, na Ufal, pelo acompanhamento de todo o processo de alinhamento das ações institucionais com os ODS. “Essa ação do Selo Social tem total apoio da nossa gestão. Queremos receber a certificação, mas isso só vai acontecer com a participação de todos e todas. Agora, estamos na fase de cadastro dos nossos servidores e servidoras de todos os campi e unidades educacionais que desejarem inserir suas iniciativas de ensino, pesquisa e extensão, desde que voltadas aos ODS e as metas da Agenda 30”, assegurou.
Quem tiver interesse em cadastrar suas propostas - projetos, eventos, programas, entre outras atividades - já pode se inscrever. De junho até outubro, servidores e servidoras, responsáveis pelas ações propostas, vão poder contar com a assessoria de especialistas da plataforma Selo Social ODS. Dessa forma, será possível fazer as adequações e os ajustes que forem necessários.
Eliane Cavalcanti acredita que o trabalho desenvolvido pela plataforma Selo Social é uma forma de incentivar as universidades a se alinharem com os ODS e as Metas da Agenda 30. “Estamos sendo chamados a desenvolver iniciativas socioambientais que possam impactar positivamente o nosso planeta. Nossa missão é buscar um mundo melhor e sustentável!”, defendeu a vice-reitora.
As pessoas interessadas em inscrever iniciativas devem enviar suas propostas para o e-mail odsufal2024@reitoria.ufal.br. Em caso de dúvidas sobre regras, critérios de participação e natureza das atividades, basta acessar a plataforma Selo Social, ou a página da Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (Redeunisustentável) ou o site das Nações Unidas Brasil.
Após o cadastro das ações e após a Ufal demonstrar ter atendido a todos os critérios do Selo Social, o próximo passo é receber a certificação e passar a ter uma página na plataforma para mostrar seus resultados. A Universidade vai contribuir com o desenvolvimento local e, em troca, receberá o reconhecimento da plataforma, passando a ser um referência para o programa em Alagoas.
Treinamento
Para auxiliar os servidores na proposição de projetos, a vice-reitora está organizando a realização de dois momentos na Ufal, com a participação de Carina Tatiana Giunco, diretora executiva do Instituto Selo Social. Dia 22 de julho, às 15h, haverá uma palestra presencial para a comunidade universitária, com o tema A importância do Selo Social ODS para as instituições de ensino superior.
No dia 23 de julho, das 9h às 12h, o momento será exclusivo para docentes e técnicos da Universidade. Carina Giunco fará um treinamento sobre o uso da plataforma selosocial.org.