Ufal apoia curso de formação em Análise de Dados Educacionais

Curso é restrito a técnicos municipais da área da educação

Por Márcia Alencar - jornalista
 | nothing

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Aplicados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto/SP, com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promove em Maceió, nos dias 3,4 e 5 de julho, o Curso de Formação em Análise de Dados Educacionais. O curso reúne cerca de vinte e cinco técnicos da área da educação dos dez municípios alagoanos que integram a Cátedra: Jundiá, Quebrangulo, Cacimbinhas, Paripueira, Olho d agua das Flores, Pão de Açúcar, Feliz Deserto, Pilar, Piranhas e Atalaia. Essa formação será realizada de forma híbrida, com aulas assíncronas (1 e 2/7) e presenciais.

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira tem como titular o professor Mozart Neves Ramos, reitor honorário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPe), e já atua em Alagoas há dois anos, sob a coordenação da professora Ana Dayse Dorea, reitora honorária da Ufal. A Cátedra tem como propósito encontrar estratégias eficazes para auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas, com foco na área educacional ,trabalhando em parceria com instituições e iniciativas locais para promover a qualidade do ensino e da aprendizagem e a redução da desigualdade educacional em municípios de diversas regiões do Brasil.

A Ufal e a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira já assinaram termo de cooperação, que amplia as atividades e ações nos municípios assistidos. “Esse novo curso vai capacitar e qualificar o corpo técnico das secretarias municipais, para a captação e interpretação dos dados educacionais que podem gerar políticas públicas”, ressalta a professora Ana Dayse Dorea.

São vários temas já abordados em outros momentos, como alfabetização antirracista, gestão pública e outros que são demandados por técnicos e gestores da área da educação. Os participantes recebem certificado. Neste curso de julho, serão três dias de muito aprendizado técnico/teórico/prático, apresentados por técnicos e pesquisadores convidados.