Agosto Lilás já começou no Hospital Universitário, confira informações

Ações preparatórias alertam para o mês da conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Por Ascom Ufal e HU
 | nothing

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HU/Ufal) realizou, de 2 a 4 de julho, o 1º Ciclo de Ações Preparatórias para o Agosto Lilás. As iniciativas foram realizadas em alusão ao mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e voltadas para as colaboradoras do hospital.

O ciclo de ações começou com uma palestra aberta para o público geral com o tema: “Conquistas na Proteção das Mulheres contra a Violência - Como a Lei Maria da Penha pode ajudar?”, ministrada pela Tenente Coronel da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), Danielli Assunção. Além disso, foi realizada uma aula de defesa pessoal para mulheres com os professores de artes marciais, Ednaldo Gomes e Bruno César.

A Tenente Coronel falou sobre a patrulha Maria da Penha e esclareceu assuntos como violência doméstica, principais canais de denúncia e a importância de denunciar às autoridades os casos de violência contra a mulher. “A Polícia Militar, através da patrulha Maria da Penha, acredita plenamente que aqui também é uma porta de entrada. Muitas das mulheres que chegam até nós, vítimas da violência doméstica, por vezes passaram em hospitais, clínicas e UPAs. Por isso, é necessário falar sobre o assunto para que todos nós, em coletividade, possamos salvar cada vez mais mulheres”, reforçou.

De acordo com Felipe Maciell Soares Pinheiro, chefe da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost), ao avaliar os dados provenientes do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e do Observatório da Segurança Pública, é preocupante o crescimento dos casos de violência contra mulher no Brasil por meio de ameaças, agressões, ofensas, assédio, tortura e culminando no próprio feminicídio.

“Dessa Forma, a Usost, como estratégia de cuidado de seus colaboradores, trouxe para o público feminino do HU ações objetivando informar quanto aos direitos e atitudes preventivas que devem ser tomadas em situações tanto no ambiente laboral quanto no ambiente doméstico. Essas ações fazem parte dos eixos 3 e 12 do Programa de Qualidade de Vida Saúde & Bem Estar no HU, por meio de palestras e atividades de socialização", enfatiza.

Agosto Lilás

O oitavo mês do ano é voltado para à conscientização pelo fim da violência contra a mulher por meio da campanha Agosto Lilás. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2024 completa 18 anos, e busca amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.