CPA divulga resultado da autoavaliação institucional de servidores e estudantes

Sistema de autoavaliação usa tecnologia da informação para gerar planilhas personalizadas

Por Jacqueline Freire - jornalista
- Atualizado em

Já estão disponíveis as planilhas com os resultados da autoavaliação institucional realizada pelos docentes, servidores técnicos e estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) referente ao semestre 2023.2 e proposta pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Segundo o professor Márcio Cavalcante, coordenador da CPA, o sistema foi concebido pela Comissão e implementado pelo NTI, a fim de permitir a elaboração de forma automática de planilhas com dados agregados das avaliações realizadas pelos docentes, servidores técnicos e estudantes no âmbito das diferentes unidades ou setores da instituição e da universidade como um todo.

 “A avaliação realizada pelos servidores técnicos contempla os seguintes setores: infraestrutura, gestão e atuação técnico-administrativa. As pontuações para cada uma das questões são calculadas pela média aritmética das pontuações atribuídas pelos técnicos, e os valores agregados para os setores infraestrutura, gestão e atuação técnico-administrativa são calculados por média aritmética das pontuações atribuídas para as questões associadas ao respectivo setor”, explica.

Avaliação pelos técnicos 

A pesquisa revelou que o setor de infraestrutura foi o menos bem avaliado pelos técnicos para a universidade como um todo, com nota 3,51 de 5, com as menores notas atribuídas para a disponibilidade de equipamentos adequados ao desenvolvimento de suas atividades, manutenção das instalações físicas e dos equipamentos, espaços de convivência e condições de infraestruturas para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida na instituição.

“O setor de gestão apresentou uma boa avaliação para a universidade como um todo, com nota 3,83 de 5, com a menor nota atribuída para o tamanho da equipe com o intuito de atender adequadamente as demandas do respectivo setor, com nota 2,47, ruim. Já a parte de atuação-técnico-administrativa (autoavaliação dos técnicos) apresentou a melhor avaliação para a universidade como um todo, com nota 4,58 de 5, avaliação ótima, com a menor nota atribuída para a procura por desenvolvimento profissional e participação em cursos/eventos na sua área de atuação, com 4,12, avaliação boa”, informa o professor.

No espaço dedicado a sugestões, críticas e elogios, os servidores puderam informar sobre suas necessidades, como no caso do NTI, cuja principal queixa é a necessidade de melhorias na infraestrutura para melhor atender às demandas de trabalho, incluindo a finalização da reforma do setor. Já os servidores do Campus Arapiraca indicaram como principal necessidade o aprimoramento das condições de trabalho, também com ênfase na necessidade de infraestrutura adequada.

Avaliação pelos estudantes 

Em relação as estudantes, os setores infraestrutura, gestão acadêmica e gestão administrativa apresentaram boas avaliações para a universidade como um todo. O Campus do Sertão apresentou a melhor nota para o setor de infraestrutura, com nota 4,11 de 5, podendo-se destacar uma nota ótima para o serviço de limpeza, 4,59 de 5. Os estudantes do Sertão também avaliaram bem a gestão administrativa e acadêmica. A menor nota foi atribuída ao oferecimento de oportunidades para os estudantes realizarem intercâmbios e/ou estágios (mobilidade acadêmica e/ou estágios supervisionados), nota 3,4 de 5. 

No espaço dedicado a sugestões, críticas e elogios, os discentes dos quatro campi da Ufal - Campus Arapiraca, Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), Campus A.C. Simões, em Maceió, e Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia - apontaram diversas necessidades e elogios em suas respostas. No Campus Arapiraca, destacaram a inadequação da infraestrutura, especialmente em relação à manutenção e limpeza dos banheiros, além da insuficiência de recursos tecnológicos e equipamentos nos laboratórios.

Já no Ceca, a principal crítica foi a insuficiência de espaços de estudo e a necessidade de modernização das salas de aula. No Campus Maceió, a manutenção dos edifícios e a segurança foram temas recorrentes, com pedidos de melhorias na iluminação e monitoramento. No Campus Sertão, a qualidade do transporte e a limpeza das salas de aula e banheiros foram destacados negativamente. Sugestões frequentes envolveram melhorias na infraestrutura de todos os campi, modernização das salas de aula e laboratórios, ampliação de atividades extracurriculares e culturais, e aumento do suporte psicológico, especialmente no Campus Maceió.

Em contraste, os estudantes elogiaram a dedicação e competência do corpo docente em todos os campi, a eficiência do atendimento administrativo no Campus Arapiraca, e, em alguns casos, a qualidade do ambiente acadêmico e da biblioteca no Campus Maceió. "Esses feedbacks refletem a necessidade de um plano de ação abrangente para melhorar a experiência dos estudantes, incluindo a modernização dos recursos físicos e tecnológicos, o fortalecimento da segurança e suporte psicológico, e a promoção de atividades complementares que contribuam para o desenvolvimento integral dos alunos", conclui o professor.

Avaliação pelos docentes

Em relação aos docentes, o setor de infraestrutura foi o menos bem avaliado para a universidade como um todo, com nota 3,25 de 5, com as menores notas para os espaços de convivência e para as condições infraestruturais para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida na instituição. O setor de gestão apresentou uma boa avaliação para a universidade como um todo, com nota 3,89 de 5, com destaque para os colegiados e as coordenações de curso, com notas 4,23 e 4,19, respectivamente. O setor de atuação docente (autoavaliação dos docentes) apresentou a melhor avaliação para a universidade como um todo, com nota 4,36 de 5, com a menor nota atribuída para participação em cursos/eventos de atualização pedagógica, com 3,53.

O Campus do Sertão apresentou a melhor nota para o setor de infraestrutura, 3,95 de 5, com nota regular apenas para os laboratórios e ateliês, 3,38 de 5. O Campus Sertão também apresentou a melhor nota para o setor de gestão, 4,04 de 5, com destaque para os colegiados e as coordenações de curso, com notas 4,35 e 4,27, respectivamente.

O Campus A.C. Simões, em Maceió, apresentou a melhor nota para o setor de atuação docente (autoavaliação dos docentes), 4,39 de 5, com a menor nota atribuída para participação em cursos/eventos de atualização pedagógica, com 3,61.

As seguintes unidades acadêmicas do campus em Maceió apresentaram notas boas e ótimas na avaliação do setor de infraestrutura: Faculdade de Letras; Faculdade de Medicina; Faculdade de Odontologia; Instituto de Ciências Atmosféricas; Instituto de Ciências Farmacêuticas; Instituto de Ciências Sociais; Instituto de Física.

"No espaço dedicado a sugestões, críticas e elogios, os docentes da Universidade Federal de Alagoas nos quatro campi (Arapiraca, Ceca, A.C. Simões e Sertão) destacaram diversas necessidades em suas respostas. No Campus Arapiraca, as principais críticas e sugestões concentram-se na melhoria da infraestrutura física e tecnológica, incluindo a manutenção e instalação de ar-condicionados e uma conexão de internet mais estável”, informa o professor.

Para o Campus Ceca, as demandas urgentes são por melhorias na infraestrutura de laboratórios e salas de aula, acessibilidade, e transporte para atividades acadêmicas, além de manutenção e atualização do acervo bibliográfico. “No Campus Maceió, os docentes apontaram a falta de climatização e problemas estruturais nas salas de aula, a demora na resposta a processos eletrônicos, e a alta carga horária relacionada ao ensino, elogiando o Restaurante Universitário e sugerindo melhorias na alimentação", completa.

Confira a avaliação completa no site (técnicos, docentes, estudantes). Mais informações e os relatórios de avaliações anteriores podem ser encontrados na página da CPA.

A CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é composta por docentes, técnicos-administrativos e discentes da Universidade, além de representantes da sociedade civil organizada, que atuam na área de educação, e tem por finalidades elaborar e desenvolver, junto à comunidade acadêmica, à administração e aos conselhos superiores, uma proposta de autoavaliação institucional, além de coordenar e articular os processos internos da avaliação da Ufal.

Dúvidas através do e-mail: cpa@reitoria.ufal.br