Processos entre órgãos públicos podem ser tramitados pela TramitaGov.Br

Ufal aderiu ao serviço desde 2022; plataforma reduz custos e impactos ambientais

Por Ascom Ufal
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O Protocolo Geral da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) alerta sobre a importância da plataforma TramitaGov.Br na comunicação entre diferentes órgãos públicos. Desde 2022, a Instituição aderiu ao serviço, que tem por objetivo garantir a interoperabilidade e a segurança das informações que trafegam entre sistemas, reduzindo o tempo de tramitação, bem como os custos financeiros e ambientais. Apesar da praticidade e dos benefícios, a plataforma ainda é desconhecida por muitas entidades.

“Há órgãos que desconhecem a adesão da Ufal ao TramitaGov.Br. Consequentemente, realizam a tramitação física de processos e documentos, ou seja, a abertura presencial, com deslocamento ao Protocolo Geral, localizado no Campus A.C. Simões”, explicou Décio Santana, arquivista do Protocolo Geral.

Com a adesão à plataforma, a Ufal consegue realizar tramitações em comunicação com diferentes órgãos públicos, tanto da esfera federal, quanto da estadual e municipal. No total, 156 instituições já integram a iniciativa.

“A plataforma garante a uniformidade, a agilidade e a confiabilidade das informações documentais, quando encaminhadas entre os sistemas existente”, finalizou Décio.