Professor de Direito lança livro sobre Machado de Assis e a Administração Pública
Obra escrita por Fábio Lins será lançada no próximo sábado (3), a partir das 16h30, no Mercado das Artes, em Maceió
Machado de Assis e a Administração Pública. Esse é o título do mais novo livro do professor da Faculdade de Direito (FDA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Fábio Lins, que visa, dentre outros pontos, apresentar uma relação entre o serviço público na vida e na crônica machadiana. A obra, já disponível eletronicamente, agora ganhará lançamento de livro físico no próximo sábado (3), às 16h30, no Mercado das Artes, situado no Jaraguá, em Maceió.
Segundo o docente, o livro revela como o maior nome da literatura brasileira tinha intensa relação com a administração pública, analisando a trajetória do autor no serviço público onde ele atuou por mais de 40 anos em doze diferentes funções e apresentar e interpretar para os leitores as opiniões, sobre os mais variados temas, que Machado de Assis expunha em suas crônicas jornalísticas.
“Na primeira parte citada, são apresentadas as características de Machado de Assis como servidor público, o que se conclui com uma surpreendente avaliação de seu desempenho. Na segunda, sobre as crônicas, apresentamos as mais diversas questões que envolvem a Administração Pública e o Direito Administrativo. Ao conhecer as citadas opiniões, cheias de humor e ironia, os leitores receberão valiosas lições e poderão perceber que Machado também foi um administrativista de altíssimo nível”, apresentou Fábio Lins.
Machado de Assis: um lado que você [talvez] não conheça
O professor diz também que o livro foi fruto de uma extensa pesquisa para desvendar um Machado de Assis que a sociedade talvez não conheça: a sua atuação como servidor público.
“Gostaria que as pessoas, realmente, tivessem acesso a este livro que foi fruto de uma pesquisa muito extensa que eu procurei tanto analisar questões históricas, literárias, jurídicas e sociológicas, fazendo um resgate da figura de Machado de Assis e descortinando um lado da vida dele que muita gente não conhecia, destacando que ele era um excelente servidor público, bastante comprometido, zeloso e responsável”, explicou Fábio.
Para tanto, a obra apresenta e contextualiza, no decorrer das suas 335 páginas, centenas de opiniões críticas de Machado de Assis sobre os mais diversos temas que envolvem o cotidiano da Administração Pública e a aplicação do Direito Administrativo no Brasil.
“O Machado de Assis administrativista surpreenderá ao opinar sobre questões pioneiras como inovação, tecnologia, participação cidadã e acesso das mulheres à função e vida públicas. Espero que todos gostem do livro e possam se deliciar com as ironias e com a sabedoria deste grande nome que é Machado de Assis”, apontou Fábio Lins.
Por que escrever sobre este tema?
Fábio Lins nos conta que a motivação para a escrita do livro se deu a partir de inquietações que vem sentindo sobre o meio acadêmico, especialmente no que se refere à falta de diálogo entre as mais diversas áreas. “Em resumo, os profissionais, em vez de estarem compromissados com as transformações sociais, estão cada vez mais descolados da realidade da sociedade civil, carente de pessoas com espírito crítico”, refletiu o docente.
Para ele, embora exista grande distância entre o que cita como norma e a realidade, percebe-se, em geral, que o investigador da Ciência da Administração Pública tem maior preocupação com a interdisciplinaridade quando comparado com os estudiosos do Direito Administrativo. Com isso, a intensa relação entre Machado e a Administração Pública, por mais que gerassem questionamentos se ela realmente existia, foi outro elemento motivador para escrever a obra.
“O Direito invade completamente a vida e a obra do grande mestre. Ou seja: Machado de Assis é todo Direito – em sua vida de funcionário público, sobram exemplos de atuação jurídica; em suas amizades, sobressaem os bacharéis [...] e a linguagem jurídica aparece em todos os recantos da vasta obra machadiana. Machado de Assis tem todo o direito de receber as melhores homenagens do mundo jurídico”, diz Fábio em uma passagem do livro.
O professor diz ainda que esta é mais uma de suas obras que se insere numa sequência de livros que ele vem publicando sobre grandes personalidades brasileiras com associação ao estado. “Como é o caso de [livro sobre] Graciliano Ramos, Nise da Silveira, Pontes de Miranda e de Raul Seixas. Não que ele, Raul Seixas, tenha trabalhado no estado, mas eu associei as músicas dele ao estado”, salientou.
Pagamento antecipado
O professor Fábio Lins explicou também que os interessados também podem adquirir exemplares do livro de forma antecipada e com valor promocional. Para isso, devem pagar o valor de R$ 100,00 e seguir o passo a passo disponível na imagem em anexo: o pagamento deve ser feito via PIX e o comprovante deve ser enviado para o número (82) 99662-3434. Dessa forma, a obra já estará pronta para ser entregue no dia do lançamento.