Professor Márcio Ribeiro será Keynote Speaker de simpósio brasileiro

O nome do docente da Ufal foi anunciado com destaque para compor programação do evento na área de qualidade de software

Por Manuella Soares - jornalista

O professor Márcio Ribeiro, do Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (EASY) do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi convidado para ser um dos principais oradores da programação do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS). A 23ª edição do evento será realizada de 5 a 8 de novembro, em Salvador, e terá o professor Márcio representando a Ufal como Keynote Speaker.

A participação de Márcio é um importante reconhecimento das suas contribuições científicas e tecnológicas para a área de Engenharia de Software do país realizadas na Ufal.

O SBQS é reconhecido como o principal fórum brasileiro dedicado exclusivamente à qualidade de software, um campo essencial para a academia e para a indústria. O Simpósio reúne pesquisadores, professores, profissionais da indústria e estudantes, promovendo a troca de experiências e a integração dos interessados na área. O professor Márcio reforça que, desde a criação em 2002, o evento tem sido “um espaço importante para a discussão de métodos, técnicas e melhores práticas que impactam significativamente a Engenharia de Software no Brasil”.

Para mais informações sobre o evento, clique aqui. Também é possível acompanhar as novidades pelo Instagram @sbqsbrasil.

Nome de peso para o evento

A comissão do 23º SBQS anunciou o nome do professor Márcio como Keynote Speaker porque essa função tem a missão de atrair o público e despertar o interesse da mídia. O professor da Ufal é referência na área e atua na Engenharia de Software com foco nos seguintes temas: Famílias e Linhas de Produtos de Software, Engenharia de Software Empírica, Refatoramento e Testes de Software.

Ribeiro é Bolsista de Produtividade 1D do CNPq e tem atuação e participação constantes em eventos nacionais e internacionais. Ele coleciona diversos prêmios, dentre eles o Prêmio Jonh Vlissides, durante uma conferência realizada em 2010 nos Estados Unidos e se consagrando o primeiro brasileiro contemplado por essa distinção acadêmica. Sua Tese de Doutorado também foi premiada como a melhor em Computação do Brasil no ano de 2012, prêmio dado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Mais recentemente, ganhou prêmios internacionais como o Best Paper Award da 17th ACM/IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement (ESEM 2023) e o Distinguished Paper Award da 28th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering (EASE 2024).

O professor alagoano também foi presidente da Comissão Especial de Engenharia de Software (Cees) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) na gestão 2021-2022. A comissão reúne associados de todo o país interessados em aspectos gerais de Engenharia de Software, como métodos, processos e técnicas de desenvolvimento, manutenção e gerência de software. Também é responsabilidade da comissão regular políticas e ações da área com a SBC.