Relações entre comida e cinema viram livro produzido com docentes da Ufal

Coletânea “Comer com os olhos” é fruto de pesquisas realizadas em grupo interdisciplinar da UFMG, em parceria com professores da Federal de Alagoas

Por Jacqueline Freire - jornalista
Patrícia Andrade, Susana Souto, Luiz Eduardo Andrade, Sabrina Sedlmayer, Leila Mezan Algranti, Giovanni Comodo

Desde o surgimento do cinema e antes disso, da fotografia, principiando na literatura, vemos a culinária frequentemente em destaque. Esse destaque é o tema dos estudos de um grupo formado por pesquisadores das faculdades de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Um dos frutos da parceria é o recém lançado livro Comer com os olhos: Comida, Cultura, Cinema, publicado pela Editora Autêntica.

A obra é uma coletânea de onze textos com reflexões sobre a presença da comida no cinema e o modo como as artes visuais influenciam as práticas alimentares na cultura. Um dos autores, o professor Luis Eduardo Andrade, da Faculdade de Letras (Fale) da Ufal, conta que o ponto de partida deste trabalho remete às sessões do CineSAL, um projeto lançado em 2021 e coordenado por ele, com o objetivo de promover sessões públicas no YouTube  com foco na interseção entre cinema e comida.

“A qualidade e a repercussão das discussões despertaram o interesse em transformá-las em uma edição coletiva e compartilhada. Analisando as inúmeras nuances que a comida assume e constrói em filmes e em séries lançadas no formato de streamingComer com os olhos é um trabalho que aponta a gastronomia não só como ato de transformação do alimento, mas como algo inerente à nossa própria existência”, explica.

O lançamento de Comer com os olhos contou com a presença de cineastas, roteiristas, críticos literários, gastrônomos e historiadores, que conversaram com os autores, sob mediação de Leila Mezan Algranti, sobre a riqueza e a variedade das abordagens apresentadas no livro.

A professora Susana Souto, que também é docente da Fale da Ufal, é integrante do grupo SAL: Sobre Alimentos e Literaturas, e participou do CineSal, escrevendo um capítulo sobre o filme "A hora da estrela", que, não por acaso, tem a personagem alagoana Macabéa, presente na tela e no livro homônimo de Clarice Lispector.   Ela e o professor Eduardo também estiveram no evento de lançamento do livro, comentando sobre os ensaios que escreveram, respectivamente, sobre os filmes A história da eternidade, de Camilo Cavalcante, e A hora da estrela, de Suzana Amaral.

“No decorrer das sessões fui percebendo que a presença, ou não, da comida na sétima arte é um campo ainda pouco explorado, tanto que o Comer com os olhos tem esse caráter de ineditismo”, avalia o professor.  Sobre o capítulo que escreveu para o livro, ele ressalta que tem um apreço, em particular, pelo filme A história da eternidade: “Tenho um interesse pessoal pelo cinema produzido por cineastas do Nordeste, cuja qualidade das produções dispensa comentários, tendo em vista o alcance de público e as premiações nacionais e internacionais recebidas”, revela.

SAL e o início da pesquisa

Esse trabalho teve início em 2015, com a criação do grupo multidisciplinar SAL: Sobre Alimentos e Literaturas, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Fale/UFMG). “Cursei o doutorado no PósLit da UFMG e desde então estabeleci esse vínculo. Recentemente assumi a vice-liderança do grupo de pesquisa, que é coordenado pela professora Sabrina Sedlmayer, e reforçamos a conexão entre as instituições por meio do SAL. O livro é o primeiro dentre outros projetos que estamos planejando no sentido de fortalecer o intercâmbio que aproxime docentes e discentes entre as várias instituições que formam o SAL. Cabe destacar que, até então, a Ufal é única instituição do Nordeste com pesquisadores no grupo”, lembra o professor Eduardo.

Atualmente, o grupo congrega docentes de diversas universidades do Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos, com atividades diversas que vão desde a publicação de livros e organização de dossiês em periódicos, participação em eventos e manutenção de canais no YouTube e no Instagram. Entre eles, a série Verbetes na Cozinha, que estão alojados no YouTube, e o CineSAL, sessões e exibição de filmes online e comentadas, abertas a todo o público que se interessa pelos aspectos visuais da cultura gastronômica.

Saiba mais

Comer com os olhos é organizado pelos pesquisadores Sabrina Seldmayer (UFMG), Rafael Climent-Espino (UFMG) e Luiz Eduardo Andrade (Ufal). O trabalho é fruto das pesquisas do grupo SAL e fomenta o estudo sobre alimentos em múltiplas interfaces, seja em abordagens sincrônicas ou diacrônicas, abrigando pesquisas de docentes de instituições brasileiras e internacionais. Também são autores outros pesquisadores, como a professora Suzana Couto.

A obra abrange desde os clássicos do cinema nacional, como Xica da Silva (Cacá Diegues, 1976) e A hora da estrela (Suzana Amaral, 1975), passando pelas renomadas produções de Almodóvar e estendendo-se às séries contemporâneas de streaming, como a premiada The Bear. As discussões evidenciam a relevância de estudar as diversas conotações de comer e beber em seus aspectos sociais, raciais, geográficos, identitários, históricos e linguísticos.

Confira o livro aqui