Simpósio Brasileiro de Atenção Primária à Saúde acontece em setembro

Na mesma data será realizado ainda o 1º Simpósio Nacional de Unidades Docentes Assistenciais da Atenção Básica

Por Jacqueline Freire - jornalista
 | nothing

Nos dias 18, 19 e 20 de setembro acontece, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, o primeiro Simpósio Nacional de Unidades Docentes Assistenciais da Atenção Básica e a segunda edição do Simpósio Brasileiro de Atenção Primária à Saúde: os desafios da atenção, gestão e educação em saúde no Brasil.

Os eventos são uma iniciativa do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e já está com inscrições abertas gratuitamente até 30 de agosto.

Na programação, conferencistas de renome nacional, que ocupam posições estratégicas na gestão, serviços de saúde e educação superior, a exemplo do Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço De Oliveira; da Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto; da Coordenadora Geral de Pós Graduação da Fiocruz, Maria Cristina Rodrigues Guilam; da Coordenadora Acadêmica Adjunta Nacional do Mestrado em rede ProfSaúde, Carla Pacheco Teixeira, dentre outros.

Além das conferências, estão previstas oficinas e mesas redondas que irão permitir a interação dos participantes e estimular a colaboração entre eles, sempre com os objetivos de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre trabalhadores, gestores, estudantes, docentes, tutores, preceptores e pesquisadores que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS), fomentando a reflexão crítica sobre os processos envolvidos na atenção, formação, educação e gestão em saúde. “Assim, [os eventos] visam estimular o desenvolvimento de novos projetos e ações pautados na compreensão abrangente da APS, com vistas ao seu fortalecimento como política do SUS”, reforça a professora Josineide Sampaio.

“Ambos os simpósios têm abrangência nacional e serão realizados pelo ProfSaúde, em parceria com outras doze Instituições de Ensino Superior (IES) que integram a rede nacional do ProfSaúde. Esta será uma ótima oportunidade para debater a saúde sob a ótica da APS, tendo a Estratégia de Saúde da Família como um importante dispositivo no âmbito da atenção à saúde no Brasil, e a rede ProfSaúde como um instrumento estratégico para a qualificação da força de trabalho para o SUS”, afirma a professora.

As instituições parceiras são a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ, Fiocruz-MS e Fiocruz-AM), a Universidade Federal de Rondônia (Unir), a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade Federal do Acre (Ufac-Cruzeiro do Sul), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Universidade Federal do Piauí (UFPI/Picos), a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), a Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

São esperados 250 participantes presenciais, mas o evento também será transmitido on-line, com atividades destinadas à comunidade acadêmica e profissionais de saúde. Haverá também certificação para as apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiência.

Confira em anexo a programação completa.

As inscrições de trabalhos seguem até 17 de julho. Confira o site para normas de submissão, que abrangem as áreas temáticas: Relatos de experiência em Unidades Docentes Assistenciais; Atenção à Saúde e Gestão em Saúde.