Ufal participa de Encontro de Escolas Médicas Acreditadas e recebe certificado

Com 63 doutores no corpo docente, curso é um dos nove Acreditados do Nordeste

Por Manuella Soares - jornalista

O curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é Acreditado desde 2019 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Apenas nove cursos do Nordeste possuem o certificado de Acreditação e o vice-diretor da Faculdade de Medicina da Ufal (Famed), Iramirton Moreira, recebeu o novo documento durante o 1º Encontro de Escolas Médicas Acreditadas, realizado no último dia 10 de julho, em Brasília.

“Para a Famed, que completa 75 anos no dia 3 de maio de 2025, receber a Acreditação do Saeme [Sistema de Acreditação de Escolas Médicas] é uma honra. Não é um trabalho de uma pessoa, é um trabalho de muitas mãos e de muitas cabeças, que vem sendo construindo há muitas décadas”, comemorou a diretora Ângela Canuto.

O conceito de Acreditação significa o reconhecimento formal da qualidade de serviços oferecidos por uma instituição. O certificado é concedido a um curso baseado em avaliação padronizada e independente, que comprova que uma instituição atende a requisitos previamente definidos e que tem competência para realizar o seu papel de modo eficaz e seguro.

Para o processo de Acreditação, um grupo de pesquisadores segue critérios para avaliar os cursos de medicina no Brasil a partir de aspectos como o seu contexto e política institucional, projeto pedagógico, programa educacional, corpos docente e discente e ambiente educacional.

O curso da Ufal está Acreditado pelo Conselho Federal de Medicina até setembro de 2025.

Passos para evolução

A diretora Ângela Canuto relembra que em 2006, a Famed mudou o seu currículo para acompanhar as transformações que as diretrizes curriculares para cursos de Medicina de 2001 propunham. A doença e a saúde deveriam, então, ser entendidas dentro de um contexto sócio, político e cultural. Para atender às diretrizes, acabaram as disciplinas e o curso foi estruturado em três módulos.

“Um módulo de aproximação à prática médica e à comunidade, um eixo teórico-prático integrado e um eixo de ética”, explicou Canuto e reforçou outro passo significativo: “Deste período para cá, todos os professores têm sido estimulados a fazer mestrado e doutorado”. Com isso, o corpo docente da Famed é formado por 136 professores, dos quais 63 são doutores.

A validade do certificado é até 2025, mas a gestão da Famed segue realizando um trabalho de constantes melhorias. “A gente está com novas transformações que são exigidas pelo contexto atual. Uma delas é o Mentory, que existe em Harvard desde a década de 80, na USP desde a década de 90, e nós estamos implementando na Faculdade de Medicina, além de outras inovações metodológicas”, adiantou.

Os gestores também estão norteados pelas devolutivas dos avaliadores, já que o processo do Saeme permite a identificação de áreas ou aspectos de excelência educacional e de áreas que necessitem de aprimoramento.