Colégio de Aplicação Telma Vitória celebra o 34⁰ ano do ECA

Momento contou com brincadeiras e atividades para destacar a importância dos direitos das crianças do CApTV

Por Weruska Omena - estudante de Relações Públicas
Celebração do 34⁰ ano do Estatuto da Criança e do Adolescente

Na última terça-feira (30), o Colégio de Aplicação Telma Vitória (CApTV) realizou um evento comemorativo em alusão ao 34⁰ ano do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O momento contou com atividades e brincadeiras que mostraram, de forma lúdica, a importância das crianças do CApTV conhecerem seus direitos dentro da Constituição Federal.

Pensando na missão de cuidar, acolher e garantir os direitos das crianças que compõem o quadro de alunos do Colégio de Aplicação, a equipe proporcionou uma tarde divertida e com muita interação e aprendizado. A assistente social do CApTV, Amanda Aquino, com o apoio das estagiárias, Cinthia Vieira e Janaína Santos que integram um Projeto de Intervenção de estágio, exploraram a criatividade para ensinar os pequenos sobre os direitos deles e a garantia deles serem respeitados.

"A primeira parte da atividade foi a pintura da árvore com tinta guache. Foi questionado se as crianças achavam que estava faltando algo naquela árvore e, então, uma criança respondeu: 'tá faltando frutos, flores!' Daí, iniciou-se a caça aos frutos espalhados pela sala de atividades, onde os mesmos tinham fotos dos direitos sociais da criança", contou Amanda Aquino.

Ensinar as crianças sobre os seus direitos e deveres é fundamental para o seu desenvolvimento e segurança e isso pode ser ensinado já na primeira infância de forma lúdica e divertida. "Em cada fruto achado [pelas crianças] era ressaltado qual o direito estava na figura e que toda criança tem direito a ele. Assim, os direitos sociais foram sendo colados na árvore em formato de frutos e as crianças foram mencionando os direitos que possuíam, dentre eles: brincar, estudar, ter um nome, ter o carinho dos pais, entre outros. Foi um momento muito rico, a participação e a interação das crianças com a temática surpreendeu, pois saímos com a sensação de que eles compreenderam a mensagem que passamos", refletiu Amanda.

Para a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Tays Ferreira, a ação foi fundamental para o bom desenvolvimento e contribuiu positivamente na educação das crianças."Respeitar e entender a criança como um ser único, proporcionar um ambiente acolhedor, estimulante e inclusivo, onde nossas crianças possam ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades, diversificando e consolidando novas aprendizagens, materializando numa infância bem vivida", apontou a docente.

A diretora do CApTV, Aline Ferreira, reforçou que a missão do Colégio é proporcionar uma infância saudável e feliz, garantindo às crianças os seus direitos e observando de forma minuciosa questões relacionadas à saúde, educação, alimentação dentre outros aspectos e que destaca a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente.

"O Estatuto da Criança e do Adolescente é um marco na legislação brasileira e fruto de muitas lutas e reivindicações. É fundamental que não apenas os adultos, mas as crianças compreendam que são sujeitos de direitos e que essa é uma responsabilidade do Estado, da família e da sociedade".

Sobre o ECA

Criada em 1990, a Lei Federal n⁰ 8.069, visa proteger integralmente os direitos das crianças e adolescentes, possibilitando que estes possam ser respeitados e protegidos de: discriminação independente do seu status familiar, religião, deficiência, condição social, econômica ou ambiental. Assim, atua para que não ocorra a quebra destes direitos e para que a criança e o menor de 18 anos não sejam vítimas de negligência em relação aos seus cuidados, violência, crueldade e opressão.

Vale ressaltar que, estudar, ter saúde, lazer, liberdade de expressão, um lar, convívio familiar harmônico e condições dignas para o seu desenvolvimento físico e psicológico, não é opcional, mas sim um direito estabelecido e regido pelo artigo 227 da Constituição Federal.

Também é tarefa de todos - família da comunidade, sociedade e poder público -, serem vigilantes e atuantes nesses direitos e denunciar no descumprimento destes, para que sejam tomadas as providências cabíveis, assim como, o Conselho tutelar e a Assistência Social têm seu papel de grande importância nesse processo.