Coordenadora do Profnit Ufal debate inovação e empreendedorismo no ITA

A professora Tatiane Balliano participou de uma mesa de discussão durante abertura do mestrado no instituto

Por Manuella Soares - jornalista
Tatiane Balliano (IQB-Ufal) participou do lançamento da primeira turma do Profnit ponto focal ITA

A coordenadora Acadêmica Nacional do Programa de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit), Tatiane Balliano (IQB-Ufal) participou do lançamento da primeira turma do Profnit ponto focal Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O evento ocorreu no último dia 9 de agosto, em São José dos Campos (SP).

A docente da Ufal integrou a mesa Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo no Brasil, que também contou com a participação do coordenador da CJU/SJC, Carlos Longato; da coordenadora do Profnit/ITA, Sueli Custódio, e do vice-presidente da Embraer, Henrique Langenegger.

A primeira turma do ponto focal ITA preencheu as 12 vagas ofertadas e o lançamento ocorreu no formato de mesas de discussão. Na abertura estavam presentes o presidente do Fortec Gesil Amarante; o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Maurício Medeiros; o reitor do ITA, Guilherme Lorenzi; o presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (Aiab), Júlio Shirada; e o vice-diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, David Alcoforado.

Outro momento de debate aconteceu durante a mesa Ambientes de Inovação e suas Interações Sistêmicas que contou com a participação do vice-diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, David Alcoforado; o presidente do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (Sinaer/DCTA), Jeferson Cheriegate; e mediação de Jefferson Gomes e Emílio Matsuo.

Os organizadores reforçaram que “unir o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia, por meio do Profnit, com professores e colaboradores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica é reafirmar que a inovação é sistêmica, concretizada com parcerias multidisciplinares e complementares como a Rede Profnit/Fortec.

Saiba mais sobre o Profnit/Fortec em: profnit.org.br