Hospital Universitário promove 2º workshop sobre pesquisa clínica

Objetivo é incentivar estudos para avaliar a eficácia e segurança de substâncias, que serão lançadas como alternativas terapêuticas

Por Ascom HU

No próximo dia 21 de agosto acontece no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HU/Ufal), a segunda edição do workshop sobre pesquisa clínica.

Na programação, palestras sobre a experiência da rede de pesquisa clínica da Fiocruz e as novas perspectivas da Lei 14.874/2023, que regulamenta as pesquisas clínicas com seres humanos no Brasil, estabelecendo diretrizes e normas para garantir a ética e a segurança dos participantes, e cria o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e os comitês de ética em pesquisa, encarregados da análise ética dos estudos.

A segunda edição do workshop sobre pesquisa clínica busca promover a discussão com a comunidade hospitalar e da universidade, tendo em vista ser um tipo de pesquisa nova no HU, porque é desenvolvida no Centro de Pesquisa Clínica, um equipamento recentemente inaugurado. “Muitos pensam que pesquisa clínica é qualquer pesquisa desenvolvida com pacientes, mas Pesquisa Clínica é um tipo de pesquisa, para avaliar os efeitos de uma substância ou medicamento que está sendo testado para tratar os diversos tipos de doenças”, explica Mário Jucá, chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde do HU.

“Estamos trazendo duas profissionais que vão contar a experiência delas e servir de exemplo para que possamos cada vez mais melhorar a qualidade dos serviços para o desenvolvimento de novos produtos, medicamentos, substâncias e tentar parcerias com a Fiocruz para desenvolver ensaios clínicos, movimentando de forma mais efetiva o recém-inaugurado Centro de Pesquisa Clínica do hospital”, enfatiza Jucá.

As vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever até o dia do evento clicando aqui. O workshop sobre pesquisa clínica é promovido pelo Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde (SGPITS), que faz parte da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU.