Museu Théo Brandão recebe comitiva de senadora russa para conhecer o acervo

Parlamentar europeia Tatiana Sakharova e sua equipe conheceram o acervo, reforçando sua importância cultural

Por Maurício Santana - estudante de Jornalismo (Ascom/MTB)
- Atualizado em
Parlamentar europeia Tatiana Sakharova e sua equipe conheceram o acervo do MTB, reforçando sua importância cultural
Parlamentar europeia Tatiana Sakharova e sua equipe conheceram o acervo do MTB, reforçando sua importância cultural

O Museu Théo Brandão (MTB) é conhecido como o principal museu no que se refere à arte e cultura popular alagoana. Tal título pôde ser reforçado e difundido em nível internacional com a visita da comitiva da senadora russa Tatiana Sakharova, composta por quatro mulheres, que vieram a Maceió para o encontro de mulheres parlamentares do P20, fórum legislativo do G20.“Sempre achei de extrema importância manter os valores da arte, além da importância de preservar isso como parte da história. Tenho certeza de que o que vi e aprendi aqui neste museu só pode ser visto e aprendido aqui”, afirmou a parlamentar Tatiana Sakharova a respeito da visitação ao MTB.

Durante a visita, o grupo composto por Sakharova, a assessora Irina Zolotareva, a intérprete Daria Skvortsova e a diplomata Ekaterina Kazakova conheceu a exposição de longa duração que registra e expõe parte da história, arte e cultura de Alagoas. A visitação teve início na sala “Brava Gente Alagoana”, que traça um panorama geral do patrimônio abrigado no museu, com fotografias do fazer, do comer e do viver do povo alagoano.

Dando continuidade ao tour pelo museu, a sala “Fazer Alagoano” despertou admiração da comitiva, que pôde contemplar vasos, panelas e outras - peças que também se destinam ao uso culinário - feitas de barro. Além disso, foram contemplados trabalhos em tecido das rendeiras do Pontal e esculturas dos artesãos Véio, Fida e Mestre Resendio. A escultura da artista plástica Sil de Capela, posta no centro da sala, que registra em barro diversas cenas do cotidiano da gente alagoana, promoveu o arrebatamento do grupo.

Já na sala “Fé”, as visitantes conheceram um pouco mais a respeito das crenças que percorrem o sincretismo religioso presente na identidade alagoana, com elementos do catolicismo e de crenças de matriz africana. Nessa seção, a curiosidade do grupo foi atiçada pela escultura “Ex-Voto”, que representa diversas partes do corpo humano em madeira e barro. Tais peças simbolizam doações, ou oferendas, a divindades, como forma de agradecimento por milagres realizados, geralmente associados à cura e ao bem-estar.

Finalizando a visita, a comitiva conheceu a seção “Festejar Alagoano”, que retrata folguedos típicos de Alagoas, como o guerreiro, bois de carnaval e estandartes de carnavais de rua. A boneca Mamãe, símbolo do bloco Filhinhos da Mamãe cujo baile carnavalesco é realizado anualmente no pátio do Museu Théo Brandão, recebeu as maiores atenções das visitantes. Perguntaram sobre suas roupas, acessórios, sua paramentação todos os anos e como ela desfilava pelas ruas de Maceió, e ficaram encantadas ao saber que todos esses detalhes são fruto de um esforço coletivo capitaneado pelas trabalhadoras e trabalhadores do próprio museu.

Para a senadora Tatiana Sakharova, a visita ao Museu Théo Brandão fez com que ela pudesse levar um pedacinho do povo alagoano em sua mente e em seu coração. “Vou levar para a Rússia impressões bem vívidas dessa visita. Impressões sobre pessoas muito acolhedoras, sobre uma cultura riquíssima e sobre um povo que faz tudo se transformar em arte”.

Já para a museóloga Hildênia Oliveira, diretora do MTB, a escolha da parlamentar em visitar este equipamento cultural em específico reitera a importância do museu para a cultura e história alagoana. “Isso só reafirma como o Museu Théo Brandão é visto não apenas nacional, mas internacionalmente. Temos um histórico muito visível em Alagoas, então essa visita demonstra como o museu ocupa esse lugar especial na cultura alagoana e também no coração dos visitantes”, finalizou Hildênia.