Professor da Ufal integra projeto coordenado por Instituto Francês de Pesquisa

Trabalho sobre governança das águas e justiça social tem como base a expertise da Expedição Científica do Baixo São Francisco

Por Rose Ferreira - jornalista / Fotos: Iara Melo
Emerson Soares (2º da dir. para esq.) com os pesquisadores que vieram à Ufal em 2023 para conhecer melhor o trabalho da Expedição

Diante das mudanças climáticas e da crescente demanda por água, a bacia hidrográfica do Rio São Francisco e a gestão de suas águas despertaram o interesse de pesquisadores do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD - G’EAU/França). O conhecimento do trabalho e das publicações da Expedição Científica do Baixo São Francisco fez, então, nascer o projeto recém-aprovado Território, legitimidade e políticas do Rio São Francisco, que tem coordenação de Luke Whaley (IRD) e participação do professor Emerson Soares, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), coordenando os trabalhos na região do Baixo São Francisco.

O projeto terá duração de quatro anos, com início em abril de 2025, e tem como objetivo geral facilitar o desenvolvimento de modos mais equitativos de governança e de uso da água na bacia do Velho Chico. Com grande foco nas ciências sociais, o projeto envolve também outras áreas para desenvolver uma compreensão dos aspectos físicos do rio, como qualidade da água, quantidade, regimes de fluxo, entre outros. “Estamos muito interessados na forma como o São Francisco é governado, porque a governança da água toma decisões importantes sobre quem tem acesso à água e quem não tem. E o fato de a água ser tão importante para a vida das pessoas é realmente a chave para entender essas dinâmicas de governança e como os meios de subsistência atuam nessa bacia”, explicou Luke Whaley, doutor em Filosofia pelo IRD.

A Expedição chamou a atenção por ser um programa itinerante de pesquisa de alto valor, com um grande leque de ações desenvolvidas no Baixo São Francisco e com dados científicos em mais de 30 áreas de pesquisa. “Temos três estudos de caso nesse projeto. Um deles se baseia nos impactos do uso da água nas comunidades que vivem ao longo da região do Baixo São Francisco. Então, vemos como uma grande oportunidade de complementar e expandir o trabalho do professor Emerson e de sua equipe com as Expedições Científicas”, esclareceu o pesquisador francês.

Outras instituições também estão envolvidas neste novo projeto, como a Universidade Federal da Bahia (Ufba), com a professora Yvonilde Medeiros; e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio dos pesquisadores Esteban Castro e Suzana Montenegro. Do IRD, Marcel Kuper também integra a equipe. Além do ganho científico, outro ponto importante da cooperação entre as instituições será o possível intercâmbio entre estudantes de pós-graduação, o que, sem dúvida, fará uma grande diferença na formação acadêmica e pessoal dos alunos.

“No que nos compete, vamos estudar a gestão das águas, especialmente nas regiões do Baixo e do Submédio, com ações que visam a melhoria da qualidade da água, o acesso da população a essa água e o uso racional desse recurso hídrico”, destacou Emerson Soares, professor do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal.

Histórico
Em novembro de 2023, Luke Whaley (IRD); Verônica Mitroi, doutora em Sociologia Ambiental pelo Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad - G’EAU/França); Laudemira Rebelo, doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme); e Gabriel Cosson, mestre em Agronomia pelo Cirad, visitaram a Ufal e se reuniram com pesquisadores da Expedição Científica do Baixo São Francisco. Nesse encontro, eles puderam conhecer a atuação do programa e propor a parceria.

De acordo com Laudemira Rebelo, quando a transposição começou a ser mais efetivada, o grupo começou a buscar compreender melhor a questão, principalmente a partir do Baixo São Francisco. “Então, a gente viu que já tinha um trabalho duradouro nessa região e que passava por diversos municípios ribeirinhos. E é justamente o que a gente precisava: entender melhor, unir o conhecimento, compartilhar experiências e concretizar parcerias”, comemorou a pesquisadora.

Na oportunidade, a Expedição foi representada pelos professores da Ufal, Emerson Soares, José Vieira e Fernando Coelho, e pelo analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Alagoas, Neison Freire.

Confira como foi a visita aqui e nas redes sociais da Expedição.