Professor da Ufal recebe título de cidadão honorário de Alagoas

Homenagem reconhece o trabalho e dedicação do professor Emerson Soares à ciência e ao meio ambiente no estado

Por Rose Ferreira - Jornalista
Professor Emerson Soares exibe, com orgulho, seu título de cidadão honorário de Alagoa

Diante da trajetória de 18 anos com pesquisas em prol dos ecossistemas alagoanos, a Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Ronaldo Medeiros (PT), homenageou o professor Emerson Carlos Soares e Silva com o título de Cidadão Honorário de Alagoas. A sessão solene foi presidida pelo deputado Alexandre Ayres (MDB). “O Emerson é um pernambucano que tem realizado um importante trabalho na área ambiental, cuja dedicação e contribuição exemplares merecem o mais profundo reconhecimento e gratidão de nossa comunidade”, disse Ayres, destacando a satisfação em estar representando Medeiros na homenagem. A solenidade foi em maio passado.

Natural de Arco Verde-PE, o professor Emerson Soares, do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), adotou o Estado de Alagoas como lar em 2006 e, desde então, não tem medido esforços para aplicar seus conhecimentos e fazer parcerias exitosas, atuando e/ou coordenando programas relevantes, como a força-tarefa do óleo, a Expedição Científica do Baixo São Francisco e projetos de biomonitoramento dos rios da APA Costa dos Corais e da Laguna Mundaú.

Em seu discurso, Emerson Soares agradeceu ao parlamento, aos amigos, familiares e professores de diferentes unidades acadêmicas da Ufal presentes à solenidade, destacando que a homenagem é um reconhecimento à ciência e à pesquisa alagoanas. “Sem ciência, deputados, a gente não faz nada! A ciência merece um lugar de destaque, a ciência precisa de apoio; ela precisa ser cobrada, mas também precisa ser mais valorizada. Sem ciência, a gente não consegue progredir, nem ter um desenvolvimento social ou a qualidade de vida necessária para a população”, destacou Soares.

Na oportunidade, o novo cidadão honorário de Alagoas também reconheceu o trabalho de outros pesquisadores e das marisqueiras. “Alagoas é o estado das águas. As águas impulsionam o turismo, mas também podem ser um vetor para trazer enfermidades. Então, a gente precisa cuidar melhor das nossas águas. E esse é o trabalho que muitos professores, pesquisadores e marisqueiras desenvolvem aqui. Esse título nos incentiva a trabalhar ainda mais em prol do estado, para melhorar as condições dos indicadores sociais e, principalmente, a saúde da população e dos ecossistemas alagoanos”, finalizou.

O Doutor Honoris Causa pela Ufal e ambientalista, Jackson Borges, prestigiou o reconhecimento a Emerson Soares e se emocionou ao mencionar a importância da Expedição Científica do Baixo São Francisco para os ribeirinhos de Alagoas e Sergipe. “Esta é uma homenagem justíssima! A Assembleia está reconhecendo o trabalho feito com muita seriedade e compromisso, juntamente com o professor Veira e a professora Themis Silva. A Expedição tem conseguido um grande feito, para além dos dados científicos que produz, que é dar voz ao povo barranqueiro”, salientou Borges.

Sobre o homenageado

Emerson Soares é graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com mestrado em Biologia de Água Doce no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus. Fez o doutorado em Biotecnologia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o pós-doutorado em Ciências Marinhas, no Instituto Espanhol de Oceanografia. Foi aprovado no concurso para professor da Ufal em 2006, para a Unidade Educacional de Penedo, ligada ao Campus Arapiraca; e, atualmente, coordena o Laboratório de Aquicultura e Ecologia Aquática (Laqua), localizado no Ceca/Ufal, desenvolvendo pesquisas e realizando parcerias com instituições nacionais e internacionais, como a Universidade Internacional da Flórida - EUA, o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) - França, e a Universidade do Porto - Portugal.