Professor do Instituto de Matemática é novo membro pesquisador do ICTP

Nomeação de Abraão Mendes marca reconhecimento significativo da contribuição acadêmica e de sua pesquisa

Por Jacqueline Freire – jornalista, com ICTP Brasil

O professor Abraão Mendes, do Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi recentemente nomeado Membro Pesquisador Associado Regular do International Centre for Theoretical Physics (ICTP), em Trieste, Itália. A nomeação marca um reconhecimento significativo da contribuição acadêmica e da pesquisa de Mendes.

O Programa de Associados do ICTP permite que cientistas em diferentes estágios de suas carreiras se conectem com o ambiente vibrante e inovador do instituto. As categorias de bolsas do programa incluem: Associados Juniores, para jovens cientistas com até 35 anos; Associados Regulares, para cientistas entre 36 e 45 anos; e Associados Seniores, para cientistas de 46 a 65.

A posição de Associado Regular, que é a categoria na qual o professor Mendes foi aceito, tem uma duração de seis anos. Essa posição permitirá a Mendes colaborar estreitamente com outros pesquisadores membros do ICTP através de visitas regulares ao instituto. “Ter o nome da Universidade Federal de Alagoas representado no Instituto através de um de seus professores significa que a Ufal, através do Grupo de Geometria Diferencial do IM, está caminhando na direção certa”, afirma.

O reconhecimento ao professor Abraão Mendes destaca não apenas sua trajetória acadêmica e suas contribuições ao campo da matemática, mas também reforça o prestígio do Grupo de Geometria Diferencial da Ufal no cenário científico internacional. “Minha experiência internacional começou ainda no doutorado, quando participei do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes. Foi através do PDSE que tive a oportunidade realizar parte das minhas pesquisas de doutorado na Princeton University, nos Estados Unidos. Na época, eu fui o primeiro aluno do IM a participar do PDSE. Hoje podemos dizer que já enviamos alunos para algumas das mais prestigiadas universidades do mundo: Princeton University novamente, University of Chicago (Estados Unidos), Université de Lorraine (França) e Università degli Studi di Milano (Itália)”, conta o professor.

Abraão Mendes será beneficiado com um financiamento que lhe permitirá realizar três visitas de sessenta dias ao Instituto ao longo dos próximos seis anos. Durante essas visitas, Mendes terá a oportunidade de colaborar com o Grupo de Geometria Diferencial, coordenado pelo professor Claudio Arezzo, além de interagir com outros pesquisadores visitantes do ICTP. Esta iniciativa visa fomentar a troca de conhecimentos e promover avanços significativos na área de Geometria Diferencial.

A cada ano, o ICTP lança uma chamada para o Programa de Associados. Podem participar da chamada pesquisadores que atuam em instituições científicas de países em desenvolvimento. O renomado instituto, fundado em 1964 pelo físico teórico Abdus Salam, que mais tarde recebeu o Prêmio Nobel de Física, é um importante centro de excelência em ciência teórica e aplicada. Localizado na pitoresca cidade de Trieste, o instituto se destaca por seu compromisso com a colaboração internacional e a promoção de pesquisas científicas em diversas áreas, incluindo Física Teórica, Matemática, Tecnologia da Informação, Química e Biologia.

ICTP

Recentemente o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente italiano Sergio Mattarella, o diretor do ICTP Atish Dabholkar e Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, assinaram um acordo de colaboração científica entre cientistas brasileiros e pesquisadores do ICTP em todos os níveis. O objetivo é compartilhar e desenvolver expertise em modelagem climática, energia e materiais, aplicações de radiação síncrotron, computação científica, inteligência artificial para ciência e matemática.

As atividades incluirão o desenvolvimento de projetos colaborativos específicos entre o ICTP e centros, institutos e laboratórios selecionados do MCTI, e a organização de reuniões científicas internacionais no Brasil, co-organizadas e copatrocinadas pelo ICTP e pelo MCTI.