Professores lideram oficinas na Capes para o fortalecimento da UAB

Fernando Pimentel e Natallya Levino conduzem capacitações estratégicas para coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil

Por Danielle Cândido - Ascom Cied
Fernando Pimentel, gestor da Coordenação Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal, e Natallya Levino, coordenadora adjunta UAB na Ufal

Dois professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estiveram à frente das Oficinas de Capacitação para o Fortalecimento e Consolidação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que aconteceu de 13 a 16 de agosto, na Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DED/Capes), em Brasília. O evento, que teve o objetivo de aprimorar a gestão e o ensino no contexto da educação a distância (EaD), reuniu coordenadores gerais e coordenadores de curso de todo o país.

Os responsáveis pela condução das oficinas são o professor Fernando Pimentel, gestor da Coordenação Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal, e a professora Natallya Levino, coordenadora adjunta UAB na Ufal. Ambos trazem uma vasta experiência em educação e gestão de programas EaD, contribuindo com a missão de garantir a qualidade e a inovação no ensino superior. Sob sua orientação, os participantes tiveram a oportunidade de discutir desafios, compartilhar boas práticas e explorar estratégias para o sucesso contínuo do programa.

"Nas oficinas, trabalhamos com a Adaptação Interativa Orientada a Problemas (Problem Driven Iterative Adaptation - PDIA). Essa é uma abordagem de aprendizado prático que ajuda as organizações a desenvolver a capacidade de resolver problemas complexos, enquanto realmente enfrentam e resolvem esses problemas", explicou o professor Pimentel. Ele acrescentou que as oficinas representam um passo importante para fortalecer o Sistema UAB, com o objetivo de consolidar uma educação a distância inclusiva e de alta qualidade em todo o Brasil.

A professora Natallya Levino destacou a importância do espaço de discussão proporcionado pelas oficinas. "As oficinas são espaços de reflexão. Com elas, é possível pensar a UAB na busca de melhorias e sua consolidação", afirmou. Ela frisou que a participação ativa dos coordenadores tem sido essencial para a implementação das melhorias discutidas ao longo do evento.

As oficinas de agosto contemplam dois grupos, e em setembro, outros dois grupos participarão, totalizando sete oficinas planejadas pela DED/Capes.

O evento contou ainda com a presença do professor Antonio Carlos Amorim, diretor da Educação a Distância (DED) da Capes, e da professora Edneide Bezerra, presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB (ForUAB), que participaram da abertura de uma das oficinas.