Proford oferta em setembro curso voltado à educação inclusiva

Aulas serão on-line e terão início no dia 4 de setembro

Por Izadora Garcia - Relações Públicas

O Programa de Formação em Docência (Proford) da Ufal divulgou a oferta de 20 vagas para o curso Educação para a inclusão de pessoas com deficiência, TEA e TDG. As inscrições já estão abertas . O curso tem carga horária de 20h e as aulas, que serão ministradas de forma virtual, terão início no dia 4 de setembro.

O objetivo da iniciativa é preparar docentes para o desenvolvimento de atitudes inclusivas, bem como de metodologias e práticas voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) ou outros transtornos globais do desenvolvimento (TGD).

O curso é coordenado por Weidila Siqueira, da Faculdade de Medicina (Famed), tem tutoria de Cledson Calaça, do Instituto de Física (IF), e instrutoria da professora Maria Dolores Fortes, do Centro de Educação (Cedu).

As atividades acontecerão entre os dias 4 e 27 de setembro, tendo aulas síncronas nos dias 4, 11, 18 e 25.

Confira, abaixo o conteúdo programático:

Compreendendo o paradigma da diversidade na perspectiva inclusiva;

Reconhecendo campos conceituais sobre Inclusão de pessoas com deficiência, TEA, TGD e outros;

Principais características das deficiências, TEA, TGD e os principais déficits de aprendizagem;

Conhecendo as dimensões de acessibilidade - Desenho Único de Aprendizagem (DUA), Normas técnicas de acessibilidade (ABNT), Tecnologias Assistivas e Ajudas Técnicas no Processo Educacional e Serviços de Tecnologia Assistiva;

Uso de Tecnologia Assistiva/alternativas e a ampliação da abrangência aos estudantes e à comunidade.