Progep recebe propostas de capacitação para 2025 até 30 de agosto

Setores devem estar atentos para preencher o formulário do Sipec e indicar as necessidades

Por Ascom Ufal

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), por meio da Gerência de Capacitação (GC), convoca os servidores docentes e técnico-administrativos da Ufal para participarem do levantamento das necessidades de capacitação dos setores e unidades, que vão subsidiar o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) de 2025. A consulta está sendo feita pelo portal Sipec até apróxima sexta-feira (30).

O cadastramento das necessidades de capacitação deve ser feito pelo servidor responsável por agrupar as demandas elencadas por todos os técnicos e docentes de sua unidade. De acordo com o gerente de capacitação da Progep, Leandro Gonçalves, esta é uma atividade que exige o envolvimento de todos. “O que aconselhamos é que a direção ou o gestor das unidades e setores participantes possam reunir seus servidores técnicos e docentes em um grande momento de discussão para serem expostas as necessidades de capacitação gerais daquela unidade e, uma vez debatidas, as mesmas possam ser compiladas e reunidas em até dez necessidades”, explicou.

Este ano, o envio das necessidades de capacitação será feito em diferentes etapas, sendo a primeira delas o cadastramento do que tiver sido sugerido em cada setor no portal Sipec. Em seguida, será a vez da chefia da unidade acessar o site e validar as necessidades cadastradas. Após as duas etapas, a Gerência de Capacitação prosseguirá com a etapa de homologação de todas as necessidades cadastradas em um único Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).

O levantamento é uma ferramenta para mapear as necessidades de capacitação e conhecer as previsões de participação em eventos de capacitação e educação formal dos servidores como, por exemplo, mestrado, doutorado ou pós-doutorado.

Descentralização do PDP

O Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) é um sistema de gestão de pessoas criado para dinamizar a atuação das áreas de pessoal em todos os órgãos e entidades do Poder Executivo federal.

Desde 2022, o Sipec modificou a metodologia de inserção de necessidades de capacitação das instituições, e a Ufal foi uma das que serviu de modelo para outras universidades ao adotar a descentralização do lançamento e validação desse tipo de demanda. “Recebemos os elogios de outras instituições que se espelharam no nosso procedimento e acessaram nosso site oficial para replicá-lo”, comemorou o gerente de capacitação da Ufal.

Vale lembrar que o procedimento é institucional e homologado pelo setor de gestão de pessoas de cada órgão ou instituição. Além disso, todas as necessidades de capacitação apontadas vão compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas, que é um documento anual. Na Ufal, os últimos dois PDPs indicaram cerca de 190 necessidades de capacitação, enviadas por 26 unidades diferentes.