Setembro Amarelo será comemorado na Ufal com curso sobre Mindfulness

Atividade será realizada de forma on-line e é dirigida aos servidores

Por Jacqueline Freire - jornalista

Setembro está chegando e com ele as ações mais intensificadas sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Alagoas (Progep/Ufal), sempre atenta às demandas do Setembro Amarelo, já programou uma atividade para os servidores: o curso Mindfulness, voltado para esta questão.

“Este mês é um período de conscientização essencial, onde reforçamos a importância do cuidado com a mente e o bem-estar emocional, especialmente em um ambiente de trabalho”, explica Thayse Falcão, coordenadora de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT). A ideia é que os servidores possam desenvolver e aprimorar a habilidade de estar consciente de si, do outro e do ambiente; além de melhorar o foco e a concentração; reduzir o estresse e ampliar a consciência para a tomada de decisão.

A programação do Setembro Amarelo na Ufal inicia com uma palestra sobre atenção plena, no próximo dia 29 de agosto, de 10h às 12h, de forma on-line. Durante a aula, proferida pela palestrante Fabiany Vellasco, será trabalhado o tema: “Atenção como aliada: promovendo bem-estar e eficiência nas instituições públicas”. A palestra será aberta a todos os servidores, As inscrições poderão ser feitas através do link.

Nesse momento, também, será apresentado o programa de oito semanas, com aulas também on-line, uma vez por semana a partir do dia 10 de setembro, das 9h às 12h, e contará com certificado de 26 horas. A página de inscrições para o programa será divulgada posteriormente pela CQVT.

Conheça Fabiany Vellasco

Conhecida como a mediadora mais animada que você já viu, Fabiany Vellasco é comunicadora, servidora pública, líder e professora. É cientista política pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Governança e Desenvolvimento pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), servidora pública federal desde 2010, atuou em diferentes órgãos do governo federal e assumiu cargos de liderança. Atualmente atua na Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

É praticante de Meditação Mindfulness (plena atenção), desde 2013, e instrutora formada nos Protocolos de Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) e do Viver Compassivo Baseado em Mindfulness (MBCL). Já ofertou programas de oito semanas de Mindfulness para os Ministérios do Desenvolvimento Social (MDS) e do Esporte (MESP), para Enap, para a Previc.