Ufal discute revitalização do projeto Bosque em Defesa da Vida

Localizado numa área do Campus A. C. Simões, o Bosque foi uma das Ações do Programa Ufal em Defesa da Vida

Por Diana Monteiro - jornalista
Professora Regina Coeli apresenta o projeto de revitalização do Bosque da Vida

O plantio de mudas de espécies variadas como ressignificação de vidas, por familiares de pessoas vitimadas pela violência, marcaram, em 2011, o 11º Ato do Programa Ufal em Defesa da Vida com o Projeto Bosque em Defesa da Vida. O Programa, de grande repercussão na sociedade, surgiu num momento em que Alagoas estava na liderança da violência no país e o compromisso da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mais uma vez foi reafirmado. Por meio do programa promoveu várias ações, denominadas de Atos, para chamar a atenção e contribuir, como aliada, para mudanças na desafiante realidade.

O Bosque em Defesa da Vida completou 13 anos no último mês de julho e para a urgente revitalização do espaço as coordenadoras Regina Coeli e Elaine Pimentel se reuniram com o reitor Josealdo Tonholo, na tarde da quarta-feira (14), em seu gabinete. Na oportunidade, foi feita uma apresentação do projeto e uma das definições é que há a necessidade de institucionalização, com pauta a ser apreciada pelo Consuni, numa reunião com data a ser marcada. Presentes à reunião, representantes Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e o professor Vladimir Caramori, do Centro de Tecnologia (CTEc).

O Bosque, quando implantado em 2011, como um dos atos do Programa Ufal em Defesa da Vida, teve uma dimensão educativa visando a sensibilização social para o problema da violência, da segurança pública e dos direitos humanos. O objetivo foi estimular e fomentar atividades políticas, sociais, culturais, artísticas, científicas e acadêmicas em torno dos temas Violência, Segurança Públicas e Direitos Humanos.

“Considerando as diferentes formas de violência e as múltiplas expressões que assumem nas relações sociais e interpessoais, o Programa Ufal em Defesa da Vida abriu um leque de discussões e ações. Isto, considerando os aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e subjetivos que contribuíram para a produção da violência em nossa vida”, destacam as professoras Ruth Vasconcelos, Regina Coeli e Elaine Pimentel. De 2016 a 2017, houve a continuidade da ação como projeto de extensão.

A apresentação do projeto ao reitor Tonholo pela professora Regina Coeli, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), responsável pelo paisagismo do Bosque, e a professora Elaine Pimentel, diretora da Faculdade de Direito (FDA), culminou com propostas de ações para a urgente revitalização do importante espaço a partir deste ano.

Conforme as coordenadoras, as propostas para a revitalização do espaço, período 2024 -2025, foram assim definidas: consolidar a área do Bosque em Defesa da Vida como um espaço sagrado de humanização e pacificação, oportunizando o convívio e a integração da comunidade acadêmica, sendo uma referência à luta por justiça e paz social; reafirmar o bosque como área verde permanente, conforme o Plano Diretor da Ufal, tornando o espaço inviolável; identificação visual do Bosque; identificação das árvores e das vidas ressignificadas; e continuidade da implantação do Bosque: plantio de novas espécies ressignificando novas vidas, caminhos, pisos e paisagismo (arbustivas).

O Bosque fica no Campus A. C. Simões, próximo ao Restaurante Universitário (RU). “Representa um espaço de expressão dos afetos, saudade, religiosidade, encontro e reflexão. Cada árvore plantada é uma história de vida”, destacam as coordenadoras empenhadas na revitalização do espaço.