Reitor empossa novos professores que vão atuar em três campi da Ufal
Posse teve como local o gabinete do reitor e foi pautada na importância do ensino público e gratuito para formação e conquistas
- Atualizado em
Emoção, relatos de união e luta familiar para o alcance dos objetivos, reconhecimento e agradecimentos marcaram a cerimônia de posse de quatro docentes para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Prestigiada por representante de setores da gestão central e familiares, a cerimônia foi presidida pelo reitor Josealdo Tonholo, na tarde da última segunda-feira (26), em seu gabinete.
Ao dar às boas-vindas, Tonholo destacou a importância daquele momento de posse, como acolhimento, e por representar o resultado de uma trajetória de cada docente, com a grande conquista. “É grande a felicidade em receber vocês, que passam a pertencer, como servidores públicos, a maior e a mais antiga instituição de ensino superior pública de Alagoas. Sejam felizes nessa nova jornada, como eu sou na minha”, enfatizou. Aproveitou para discorrer brevemente sobre o crescimento e salto qualitativo da Ufal, que hoje se encontra presente em oito cidades alagoanas, além dos dezesseis polos de Educação a Distância (EaD).
Dos quatro empossados, dois são alagoanos: Wendell José Soares, do município sertanejo de Maravilha, e Ana Caroline Melo dos Santos, de Arapiraca, Região Agreste. Ana Caroline é egressa do curso de Enfermagem de Arapiraca e foi empossada para o quadro docente do mesmo campus. Wendell José é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (Campus Caruaru) e vai exercer atividade docente no Campus do Sertão, sede em Delmiro Gouveia.
Ainda foram empossadas Renata Celina de Morais e Rayane Evellin de Souza Francisco, respectivamente, dos estados da Paraíba (PB) e de São Paulo (SP). A primeira vai integrar o corpo docente do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), com atividade no curso de Teatro e a segunda, lotada na Faculdade de Letras (FALE), curso Letras-Inglês. O Termo de Posse foi lido pelo servidor técnico-administrativo Wilker Melo, que representou, na oportunidade, o diretor do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Bruno Morais.
A vice-reitora Eliane Cavalcanti ao parabenizar os novos servidores também enalteceu a importância da instituição para a formação de recursos humanos qualificados e para o Estado. “A partir de agora vocês passam a ser do serviço público, onde estamos para servir o outro e não ser servido. Ninguém chega a nenhum lugar sozinho, há sempre uma rede de apoio, que vem, principalmente, da família. Fazer educação superior é sempre um desafio, mas somos fortes. Parabéns pela conquista”.
Desafios e apoio familiar
A importância do ensino público e gratuito pautou a cerimônia de posse e foi enaltecido, principalmente, pelos novos docentes, todos oriundos da escola pública. Os empossados também fizeram destaque especial ao apoio familiar recebido para chegar aonde chegaram. Doutora em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com graduação e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Renata Celina de Moraes, nascida na Paraíba, disse que a mudança para o Rio Grande do Norte se deu quando ainda era criança. Enalteceu a luta da mãe para criar e educar os quatro filhos. “Minha mãe lutou bravamente para cuidar da família e no decorrer da minha formação contei também com muito apoio do meu esposo e compreensão dos meus filhos. É muita emoção viver e comemorar com a minha família este momento”, disse bastante emocionada.
Filho de uma professora da rede pública do município onde nasceu, Maravilha, Wendell Soares destacou a importância de sua mãe em toda a sua trajetória: “Recebi muito apoio da minha mãe e de uma tia, assim como, muito estímulo também. Foram muitos os desafios para que eu galgasse cada degrau na minha trajetória”, disse Wendell que é mestre e doutor na área de Recursos Hídricos.
“Estou bem feliz, comemorando esse grande momento. Toda a minha caminhada teve apoio familiar, principalmente de minha mãe que lutou comigo, sempre estimulando a mim e aos meus irmãos ao estudo”, frisou Rayane Souza. Ela nasceu em São Paulo e se mudou ainda criança para Santa Catarina , fazendo toda a sua formação superior na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde ingressou pelo sistema de cotas.
“Sou fruto da interiorização da Universidade Federal de Alagoas. Se não fosse o Campus Arapiraca eu não teria possibilidade de fazer um curso superior. É de muito emoção esse momento para mim. Só tenho a agradecer à Ufal e a minha família” afirmou Ana Caroline Melo, que fez toda formação superior na instituição alagoana. Egressa do curso de Enfermagem, turma de 2015, concluiu mestrado e doutorado em Ciências da Saúde no Campus A. C. Simões. Agora faz o retorno à Ufal em outro patamar, com o que sempre sonhou: ser docente da maior instituição de ensino superior público e gratuito de Alagoas.