Ufal lamenta, com pesar, o falecimento do professor Paulo da Cruz
Velório acontece nesta sexta-feira (2) e o sepultamento às 15h, no Memorial Parque Maceió, no Benedito Bentes
- Atualizado em
A Universidade Federal de Alagoas está de luto! Perdeu um dos grandes professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), onde contribuiu para formar muitas gerações. Paulo da Cruz faleceu aos 75 anos de idade, nesta quinta (1º). A família informa que o corpo está sendo velado Memorial Parque Maceió, no Benedito Bentes, e o sepultamento será às 15h.
O reitor Josealdo Tonholo recebeu a notícia em Brasília, onde participa de agenda importante para a Ufal. Ele se solidariza com familiares e amigos e lamenta a perda. “Estou muito triste e de coração dolorido. Paulo era uma alma generosa e acolhedora. Personalidade sisuda e forte. Pessoa seríssima, que usava desta casca para conseguir alavancar sua equipe para o padrão de excelência que ele sempre buscava para si próprio, para as suas atividades e para as pessoas que trabalhavam com ele”, disse.
Tonholo também ressalta a importância de Paulo da Cruz no crescimento da Feac. “Sacrificou-se pela Feac e pela sua equipe. Batalhou para que os colegas se qualificassem enquanto ele próprio ficou em Alagoas assumindo as responsabilidades dos que se qualificaram. Ele era obstinado pela qualidade, um professor exemplar e ícone da cultura do empreendedorismo do estado”, completou Tonholo.
E acrescenta: “Mesmo com a saúde debilitada, não deixou de produzir e de trabalhar arduamente. Professor impecável e pai dedicado. Sempre presente nos momentos críticos de nossa Universidade. Você se foi, meu amigo, mas sua luz fica aqui conosco na Ufal e ilumina nossa alma. Abraço carinhoso e nossos votos de carinho para a família e para todos os colegas da Feac.”
Paulo da Cruz ingressou na Ufal em 14 de março de 1991. Era graduado e mestre em Administração e doutor em Engenharia de Produção. Por sua atuação, passou a ser referência no antigo Departamento de Administração e Contabilidade, atual Feac. Foi diretor do antigo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e coordenador do curso de administração por três vezes e coordenador da pós-graduação, chefe do Departamento de Administração e Contabilidade e presidente da Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD).
Tonholo recorda que o professor Paulo defendeu, desde a sua chegada à Ufal, o ensino do empreendedorismo como meio de desenvolvimento do estado de Alagoas. “Ele criou, em 1993, a primeira empresa júnior de Alagoas, hoje conhecida como JRS Consultoria. Foi criador e coordenador do primeiro mestrado em Administração da Ufal e exerceu a chefia do Departamento de Administração e Contabilidade de 1998 a 2004. Formou gerações e recebeu inúmeras homenagens das turmas de Administração. A Feac e a Ufal perdem uma referência para egressos, técnicos e docentes que trabalharam com ele.
Em seu perfil do Instagram, a Feac publicou uma nota de pesar. Veja a íntegra abaixo:
"É com profundo pesar que a Direção da Feac comunica o falecimento do ilustre professor Paulo da Cruz Freire dos Santos, que dedicou sua vida ao serviço público na Universidade Federal de Alagoas. O professor Paulo da Cruz possuía um vasto conhecimento em Estatística, Pesquisa de Mercado e Teorias das Organizações. Ao longo de sua carreira, publicou 77 artigos em revistas e trabalhos em congressos e orientou mais de 160 trabalhos, incluindo TCCs, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Sua contribuição para a formação acadêmica de diversos profissionais no estado de Alagoas é inestimável, especialmente orientou diversos professores que hoje integram o quadro da Feac. Paulo foi o fundador do mestrado em administração, resultado de seus esforços incansáveis junto aos professores da UFPB. Sua visão empreendedora levou à criação da empresa júnior da Feac, a JRS, que se tornou uma das mais importantes do estado de Alagoas. Seu legado é refletido nas conquistas e realizações dos membros e ex-membros da JRS.
Professor Paulo era uma pessoa silenciosa. Nunca interrompeu alguém e ouvia a todos ao seu redor. Sua presença constante na sala de aula, atendendo alunos, resolvendo conflitos e dedicando-se à pesquisa, refletia sua paixão pela educação e seu compromisso com o curso de administração. Contribuiu significativamente com o projeto inicial do PROFIAP e mesmo já enfrentando a ELA participou de várias orientações e bancas.
Paulo da Cruz foi reconhecido pelo CRA como um baluarte da Administração, tendo sempre agregado valor aos colegiados e conselhos, inclusive na migração do antigo CCSA e departamento para a Feac. Ele também foi diretor do CCSA e coordenador do curso de administração por três vezes. Seu legado vai além dos feitos acadêmicos e profissionais. Sua gentileza, dedicação e capacidade de formar e inspirar jovens pesquisadores deixaram uma marca indelével na vida de muitos. Paulo será sempre lembrado por sua paixão pela educação e pela formação de novos talentos.
A Direção e toda a comunidade da Feac prestam as mais sinceras condolências aos familiares, em especial ao seu filho, professor da Feac, Nicholas da Cruz, pela irreparável perda."