Alagoano Hermeto Pascoal é eleito Doutor Honoris Causa da Ufal

Conselho Universitário aprova, por unanimidade, homenagem de título honorífico pela genialidade e conjunto da obra deste multi-instrumentista

Por Simoneide Araújo – jornalista
Votação secreta teve mais de 2/3 dos membros do Colegiado a favor do título

A alquimia musical de Hermeto Pascoal, que lhe rendeu a alcunha de ""o bruxo" ou "bruxo dos sons"", foi mais uma vez reconhecida. A genialidade deste multi-instrumentista e a singularidade de sua obra foram motivo de sobra para o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas aprovar, por unanimidade, o título de Doutor Honoris Causa a este alagoano, nascido em 22 de junho de 1936, no povoado Olho d’Água, em Arapiraca-AL, hoje município Lagoa da  Canoa.

Hermeto realmente tem aparência de um mago, é um ser humano único, excêntrico, e dono de uma criatividade sem igual. Além de compositor e arranjador, sua habilidade em tocar vários instrumentos-piano, acordeão, saxofone, violão, flauta, voz, metais, e tirar sons únicos de objetos não convencionais incluindo bules, chaleiras, garrafas, bacias, copos e brinquedos infantis, deram a ele o reconhecimento nacional e internacional e o fizeram merecedor da homenagem concedida na última terça-feira (10) pelo Consuni, em sessão ordinária, com quorum qualificado -mais de 2/3 dos membros do Colegiado-, em votação secreta.

A proposta do título a Hermeto foi apresentada pelo professor Marcos Moreira, do curso de licenciatura em Música, que teve o aval do Conselho do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca). A diretora da unidade, Sandra Nunes, e Moreira, como vice-diretor, fizeram a defesa no Consuni, destacando o parecer técnico [ver anexo] da comissão composta por Moreira, Sandra Nunes e o conselheiro Wellington Pereira, pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho.

“É uma alegria muito grande ter participado de um momento tão especial. Essa homenagem é o reconhecimento que a Ufal faz à genialidade de Hermeto, o nosso bruxo. Estou muito feliz porque a decisão do Consuni é um marco nas comemorações dos 45 anos do nosso curso de licenciatura em Música”, declarou Moreira.

O professor também conta que essa proposta nasceu de uma ação do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), grupo de pesquisa vinculado ao curso de Música da Ufal, coordenado por ele e que congrega pesquisadores de Alagoas, de várias partes do Brasil, de Portugal e da França. “Na edição deste ano do Festival de Música de Penedo na Europa, o Cemupe fez um evento que reuniu a Universidade de Sorbonne e a Universidade Nova de Lisboa, em Bordeaux, na França. Lá, um grupo de dez pesquisadores discutiram a obra de Hermeto, um músico que tem uma característica singular, por ser um autodidata que impressiona os estudiosos de teoria e composição musical do mundo”, revelou Moreira.

E reforça: “É um conhecimento nato porque Hermeto não teve aulas formais de música. E o mais interessante e que intriga os pesquisadores é que a composição dele impressiona a quem faz análise musical e harmonia. Hermeto acompanhou compositores e vários artistas brasileiros e fez parte de várias etapas da história da nossa música. Tudo isso justifica a admiração que temos, admiração no sentido científico, e incentiva essa investigação permanente na obra do bruxo dos sons.”

A Ufal é a segunda universidade brasileira a conceder essa honraria a Hermeto, que já foi homenageado com outros títulos e distinções fora do estado de Alagoas. Ele também recebeu a outorga da Universidade Federal da Paraíba, em 2019, e da Juiliard School, de Nova York/EUA, em 2023. “Este ano de 2024, Hermeto Pascoal foi homenageado pelo curso de Música da Ufal na Europa no evento do Centro de Musicologia de Penedo, denominado Festival de Música de Penedo”, lembrou.

Referência universal

Alguns conselheiros declaram voto antecipadamente, entre eles, João Paulo Fonseca, representante dos servidores técnicos, que parabenizou a iniciativa do Ichca para concessão do título. “Hermeto sai da normalidade das coisas que se espera, nasce num local de características antagônicas à sua natureza, numa região de calor causticante, para alguém albino. E não só isso! Mesmo nascido no interior de um estado periférico, consegue vencer todas as barreiras e se consolidar como uma figura de referência universal. Dono de um talento que é muito peculiar, um talento nato. Ele tira som de qualquer coisa. É fantástico que a nossa Universidade consiga fazer esse reconhecimento a ele ainda em vida”, declarou.

O professor e conselheiro Antônio Passos também declarou seu voto e parabenizou Marcos, Sandra, Wellington pelo parecer e pela iniciativa e ao Consuni por conceder um título tão importante a um alagoano dessa magnitude. “Eu não poderia deixar de estar presente num momento como esse, falar de Hermeto Pascoal, saído de Lagoa da Canoa, que, hoje, é um cidadão do mundo. Um cidadão do mundo que a gente demorou a reconhecer isso, mas antes tarde do que nunca. Afirmo que Hermeto é uma pessoa que parece extrair o som da alma, do âmago, porque um autodidata como ele, fazer o que faz, chegar onde chegou, representa a força e a vontade de ser do nordestino, do matuto”, disse, ao lembrar que tirar o som de uma chaleira não é para qualquer um.

O reitor Josealdo Tonholo também parabenizou a iniciativa do Ichca e a decisão do Consuni. “O estado de Alagoas tem muito que agradecer a Hermeto, e a Ufal vai honrar essa responsabilidade. Agora, vamos fazer as tratativas para marcar a data da solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao bruxo Hermeto Pascoal. Muito provavelmente vamos fazer a cerimônia em Arapiraca, mas ainda vamos acertar tudo isso”, finalizou.