Nova edição do Pins apresenta a Ufal aos novos servidores
A atividade contou com a participação de setores estratégicos e pró-reitorias
- Atualizado em
A edição 2024 do Programa de Inserção de Novos Servidores (Pins) foi realizada na segunda-feira (23), no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) e reuniu cerca de 60 servidores técnicos e docentes, recém-empossados. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da instituição por meio de apresentações dos setores estratégicos e pró-reitorias.
A atividade, coordenada pela Gerência de Capacitação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), teve sua solenidade de abertura presidida pelo reitor Josealdo Tonholo, que ressaltou a alegria em recepcionar os novos trabalhadores. Em sua fala, abordou os desafios de gerir em um contexto de restrições de orçamento, mas frisou a importância dos recursos humanos nesse processo. “O que temos de melhor nessa instituição são as pessoas, os talentos, a vontade de fazer e de acontecer mesmo quando os outros recursos são escassos”, afirmou.
A professora do curso de Enfermagem, Cícera Albuquerque, decana da Ufal, falou também sobre a instituição e a alegria de receber gente nova e disposta a contribuir com a instituição. "Nós acolhemos, nos apresentamos e orientamos dentro das regras e leis do serviço público e da instituição de ensino federal", destacou.O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Wellington Pereira, destacou a importância do Pins , por acolher e apresentar toda a universidade, visando facilitar a dinâmica de trabalho e as necessidades. " Apresentamos cada gestor, setor e suas atividades para ampliar o conhecimento da instituição que trabalhamos", destacou.
Representantes das pró-reitorias e dos quatro campi falaram sobre suas funções, atividades desenvolvidas e metas para os próximos anos. O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Ouvidoria, Corregedoria, Adufal, Sinfra, Assessoria de Comunicação, Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) e Departamento de Administração de Pessoal (DAP) fizeram suas apresentações. Na oportunidade, eles puderam explicar o funcionamento dos setores e como os novos servidores podem acionar seus serviços, caso precisem.
Após cada apresentação, os recém-empossados puderam tirar suas dúvidas. Foram feitas perguntas sobre afastamentos para pós-doutorado, investimentos e solicitações sobre acessibilidade nos campi, transporte, sanções disciplinares e remoção por motivos de saúde. Os novos servidores e os representantes dos setores também puderam expressar suas opiniões sobre a importância do evento e falar sobre o orgulho de fazer parte do serviço público.
“Mesmo já estando inserido na Ufal há um tempo, gostaria de ressaltar a importância desse evento para podermos questionar e entender melhor o funcionamento da Universidade, a quem procurar e como acionar setores específicos”, concluiu Eduardo Patrício da Silva, empossado em dezembro de 2022. Na oportunidade, ele pôde tirar dúvidas com a Sinfra, Siass e NTI.
“Com o tempo, eu fui desenvolvendo um senso ainda maior da importância do meu trabalho como servidor”, afirmou Daniel Cordeiro, corregedor da Ufal. “Se eu puder dar um conselho, sugiro que vocês se engajem em atividades de gestão. É uma experiência que amplia sua visão, sua capacidade de gerir conflitos e que te desenvolve não apenas no âmbito profissional, mas também no pessoal”, complementou Felipe Paes, superintendente de Infraestrutura.