Parceria entre HU e Telesil inaugura parque infantil no ambulatório de Pediatria

Equipamento, adquirido por meio de doação, vai possibilitar interação e lazer para as crianças atendidas no hospital

Por Ascom HU/Ufal
Inauguração parque infantil no HU

Um espaço para brincar, sorrir e imaginar. Foi pensando nisso que o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HU/Ufal), inaugurou um parque infantil, localizado no espaço de convivência entre os Ambulatórios I e II (Pediatria). A entrega do equipamento ocorreu na manhã da última quinta-feira (19), e reuniu gestores, colaboradores e pacientes do Hospital.

O parque foi adquirido através de doação com encargo pela empresa Telesil, de Maceió, num valor de aproximadamente R$ 25.000. Foram doados grama sintética e brinquedos (escorrega, uma escada, um balanço comum, um balanço cadeira, um balanço vai e vem e uma gangorra). O espaço visa acolher cerca de 300 crianças (com idades entre 3 e 11 anos) atendidas semanalmente nos Ambulatórios de Pediatria, proporcionando interação e lazer.

Participaram da cerimônia de inauguração do espaço a vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti; o superintendente do Hospital, Célio Rodrigues; a gerente de Atenção à Saúde, Elisangela Sousa; o gerente Administrativo, Anderson de Barros Dantas; a chefe do Setor de Gestão de Ensino, Mônica Assunção, representando, na ocasião, o gerente de Ensino e Pesquisa, Eurico Lôbo; o chefe da unidade da criança e do adolescente, João Lourival; a chefe da Unidade de Ambulatórios do HU, Andreza Nascimento e representantes da Telesil.

A professora Eliane Cavalcanti, enfatizou a importância do trabalho em conjunto para a entrega do equipamento. "Uma história de amor a gente não constrói só, a gente a constrói com parceiros, com pessoas, com corações e foi assim que foi feito esse parque. O lugarzinho no meio do nada passou a ser um lugarzinho de encanto, com risadas, brincadeiras, alegria e com um diferencial muito grande na vida dos nossos pequenininhos ", declarou.

"Esse é um momento histórico para nós. Agradecemos imensamente a todos os colaboradores, voluntários e patrocinadores pela realização desse marco, a todos que nos abraçam, abraçam nossos pacientes e trazem para eles um gesto de esperança e carinho. Que a humanização continue", destacou o superintendente do HU Célio Rodrigues.

O sócio e diretor técnico da Telesil, Osman Ramires, disse que a doação é uma retribuição da empresa à sociedade. “Nós fazemos alguns serviços sociais, sempre tentando retribuir para a comunidade o retorno que temos com nossos negócios. Ficamos muito honrados com esta entrega que vai beneficiar nossas crianças. Estamos à disposição de novas oportunidades”, ressaltou.

A chefe dos Ambulatórios, Andreza Nascimento, destacou que o parque é mais que um lugar de brincadeiras, é símbolo de esperança, cura e alegria para todas as crianças que enfrentam desafios de saúde. “Sabemos que o ambiente hospitalar é muito difícil, principalmente para os pequenos, e foi com isso em mente que criamos esse espaço, um refúgio onde as crianças podem ser crianças. Esperamos que através do brincar elas encontrem forças para seguir em frente”, enfatizou.

Na ocasião, também foi entregue uma placa de homenagem aos representantes da empresa Telesil como forma de agradecimento pela doação que contribuirá para o atendimento de qualidade e humanizado prestado à população do estado de Alagoas. Além disso, a programação contou com a participação dos Projetos de Extensão Anjos do HU/Ufal, Território Encantado de Crianças e Adolescentes (Teca) e Sorriso de Plantão.