Professora da Ufal é selecionada no Programa Cátedras da Enap
Daiane Pias Machado é docente da Feac e seu projeto de pesquisa foi escolhido entre 464 inscritos
- Atualizado em
O projeto de pesquisa da professora Daiane Pias Machado, intitulado “Avaliação de desempenho no pós-gerencialismo: uma proposta de gestão e avaliação orientada para a geração de Valor Público”, foi selecionado no Edital Nº 85/2024, do programa Cátedras Brasil, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para financiamento com bolsa de pesquisa.
Daiane é doutora em contabilidade e professora do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O projeto de pesquisa será desenvolvido nos próximos seis meses e pretende explorar uma metodologia de avaliação de desempenho governamental sob a ótica da criação de Valor Público. “Trata-se de uma oportunidade ímpar de discutir a geração de Valor Público no governo federal e desenvolver uma metodologia de avaliação que, futuramente, poderá ser transferida e aperfeiçoada para outras esferas de governo da administração pública brasileira”, destacou a professora.
Ela enfatiza que desenvolver uma gestão pública focada na geração de valor para o cidadão e usuário do serviço público é um dos pilares da administração pública contemporânea. “Esse modelo vem se consolidando no Brasil, principalmente no âmbito federal, através da aplicação do atual modelo de governança e gestão pública, no qual o Valor Público é um dos critérios de avaliação da maturidade da governança e gestão, para o qual todos os demais critérios são direcionados”, afirmou.
Nesta edição do programa foram avaliados 464 projetos de pesquisa, distribuídos em 20 áreas temáticas, sendo selecionado apenas um projeto para cada área. O projeto da professora Daiane foi selecionado na Área Temática 1 - Avaliação de desempenho no pós-gerencialismo: gestão e avaliação de desenvolvimento organizacional e individual no setor público federal.