Programa de iniciação à docência sobe no ranking da Capes e conquista mil bolsas

O próximo passo será abrir o processo seletivo para escolha de estudantes e supervisores

Por Manuella Soares - jornalista

Um avanço de 6 posições no ranking nacional. O resultado do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) 2024 da Universidade Federal de Alagoas na Capes foi o reflexo do trabalho coordenado pela Pró-reioria de Graduação (Prograd). O projeto da Ufal ocupava a 15ª posição em 2022 e agora garantiu o 9° lugar entre as instituições de ensino com melhores desempenhos no Brasil.

Com isso, a maior universidade pública de ensino superior de Alagoas pode conquistar o marco expressivo de 1032 bolsas solicitadas para atender aos 43 Núcleos de Iniciação à Docência. “O Pibid é um programa fundamental para a formação de futuros professores, promovendo a integração entre universidades e escolas públicas com o objetivo de aprimorar a qualidade da educação básica. Com esse resultado, a Ufal reafirma seu compromisso com a educação pública e a formação de docentes”, destacou o coordenador Willamys Cristiano Soares.

A Prograd e os coordenadores do Pibid na Universidade celebraram o avanço, destacando o esforço coletivo de professores, estudantes e gestores. "É uma grande satisfação ver nosso projeto evoluir e se consolidar a cada novo edital. Esse resultado reflete o empenho de toda a equipe", afirmaram.

Confira aqui o edital completo que mostra o desempenho da Ufal. Entre os critérios para a classificação estão a pontuação do projeto institucional, que tem 200 pontos como nota máxima e a Ufal obteve 198,75. Já a pontuação média dos subprojetos atingiu 97,83 pontos, de 100, conquistando o total de 296,58, onde a soma máxima poderia alcançar até 300 pontos.

Com a excelente marca, os próximos passos incluem a realização do processo seletivo para escolha dos discentes e supervisores que participarão desta edição do Programa. Os alunos selecionados terão a oportunidade de atuar diretamente nas escolas públicas, desenvolvendo suas habilidades docentes e contribuindo para o fortalecimento da educação básica.